O “Janeiro Branco” é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento psíquico.
Considerando o agravamento das doenças e transtornos mentais nos últimos anos, o vereador Samuel Enfermeiro decidiu dedicar parte do seu mandato para essa causa, apresentando leis que promovessem a conscientização e promoção da saúde mental no município.
Dentre essas leis, podemos destacar a lei nº 5642 que promove a conscientização sobre a doença de parkinson, lei nº 5640 que inclui profissionais de saúde mental nas equipes de saúde da família, lei nº 5625 que implementa medidas de prevenção ao suicídio na rede municipal, lei nº 5505 que institui a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão”, lei nº 5507 que institui a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção à Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa”, lei nº 5493 que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout”, e a lei nº 5473 que institui o “Dia Municipal de Conscientização da Esquizofrenia”.