Contando Histórias o Reencontro no Teatro Municipal de Mauá

Grupo CAPA – Núcleo de Artes Cênicas apresenta dia 11 de dezembro espetáculo com o Ator e Diretor Paulo Cardoso



HISTÓRICO DA COMPANHIA
O Grupo CAPA é o 5º da história do teatro de grupo em Mauá. Hoje o Grupo CAPA é o mais antigo em atividade na cidade sobrevivendo há mais três décadas na história. Fundado em 16 de março de 1984, através de um curso de teatro ministrado pelo Ator e Diretor Paulo Cardoso, nasceu o Grupo CAPA, com objetivos de popularizar o teatro na cidade e descobrir novos talentos da arte de representar. Os ensaios aconteciam na antiga Biblioteca e espaços alternativos. O grupo passou por muitos obstáculos durante a década de 80. “A primeira peça Consultório Maluco, sofreu censura federal”. Já um dos espetáculos do grupo foi proibido, a peça infantil “A Chuvas de Sorrisos”, que contava a história de uma Cidade abandonada chamada “Cidade das Flores”. O grupo também viveu momentos gratificantes de muito sucesso durante suas andanças. Entre os melhores, está à produção do espetáculo “O Céu Uniu Dois Corações” de Antenor Pimenta com direção de Paulo Cardoso. A peça bateu todos os recordes de apresentações e público, viajou por todo o Estado de São Paulo e ficou em cartaz durante três anos perfazendo o nº de 119 apresentações, coisa que hoje não acontece mais. O grupo ainda ganhou prêmios importantes para a cidade de Mauá, venceu duas vezes a etapa Regional do Mapa Cultural Paulista com as peças “Diário de Adolescente” e “A Greve dos Sexos”. Hoje o Grupo coleciona 52 prêmios em sua carreira um dos mais importantes da região do grande ABC. O grupo vem aos longos dos anos trabalhando no resgate histórico do Circo-teatro.
SINOPSE: CONTANDO HISTÓRIAS O REENCONTRO, relata a passagem do homem pelo mundo. A peça conta a história de um homem sonhador que se encontra com o seu próprio público numa noite de natal para falar de suas andanças, seus sonhos e principalmente sua expectativa de vida. O espetáculo mostra o universo do homem marginalizado pelo sistema, escravo da sociedade, suas aventuras, seus sonhos e seus segredos. No palco o ator interpreta a Cidade através de suas várias personagens da vida do cotidiano. Uma homenagem a Cidade e a todos que nela vivem. O espetáculo é composto por três momentos dramatúrgico. A Cidade, o lixo e o Homem escravizado pelo sistema.
O ATOR E DIRETOR
Paulo Cardoso, Ator, Diretor, Dramaturgo e Orientador de Artes Cênicas. Criou e dirigiu o Teatro Popular do SESI e Núcleo de Artes Cênicas das Cidades de Mauá e Birigui/SP, mais de dezoito anos. Paulo Cardoso nasceu em Marialva Estado do Paraná, foi criado em Aquidaban e teve parte de sua adolescência em Mauá. Cardoso trabalhou como Ator em diversas peças e algumas participações em novelas. Como diretor dirigiu mais de SESSENTA espetáculos ao longo de sua carreira. Em setembro de 1989, foi convidado pelo diretor e criador do Teatro Popular do SESI em São Paulo, Osmar Rodrigues Cruz, para dirigir o Núcleo e Teatro Popular do SESI em Mauá. Paulo Cardoso Também é Criador e Diretor do Grupo CAPA um dos mais antigos da Cidade de Mauá. Apresentações para Escolas, Empresas e Eventos em geral.

Ficha Técnica
Texto/Roteiro: Paulo Cardoso
Duração: 0h50
Recomendação de Idade: 12 anos
Gênero: Tragicomédia
Elenco: Paulo Cardoso
Projeto de iluminação: David Cardoso
Operação de luz: David Cardoso
Sonoplastia: David Cardoso
Operação de som: David Cardoso
Cenografia e adereços: Paulo Cardoso
Figurino, adereços e maquiagem: Michele Cardoso
Direção, concepção, arranjos e produção: Paulo Cardoso
Assistente de direção: David Cardoso

SERVIÇO:
Grupo CAPA
Espetáculo: CONTANDO HISTÓRIAS O REENCONTRO
Locais: Teatro Municipal de Mauá
Dia: 11 de dezembro, às 18h
Capacidade: 100
Entrada: Franca
Maiores Informações: (11)95470-5280 – c/Paulo Cardoso
E-mailgrupocapa@hotmail.com

EXPRESSO CULTURAL – Não percam! CONTANDO HISTÓRIAS O REENCONTRO, com o Ator e Diretor Paulo Cardoso, dia 11 de dezembro, às 18hs no Teatro Municipal de Mauá. Projeto apoiado com recursos da LEI FEDERAL DE EMERGÊNCIA ALDIR BLANC – Edital 004/2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s