BRK Ambiental doa R$ 2,5 milhões ao Instituto Ayrton Senna em apoio a projeto de capacitação na retomada das aulas presenciais

Iniciativa estimula desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores na acolhida de estudantes.

Com o objetivo de auxiliar escolas de todo o paísa planejarem o processo de retomada das aulas presenciais, a BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico, anuncia parceria com o Instituto Ayrton Senna no projeto “Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”. Para contribuir com o avanço da iniciativa em todo o país, a concessionária é responsável pela doação de R$ 2,5 milhões.

A ação conta ainda com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como objetivo promover treinamentos e dividir informações relacionadas às competências socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento de todos, como resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão. A proposta é que os ensinamentos sejam compartilhados com as unidades de ensino para auxiliar no processo de acolhimento da comunidade escolar após os possíveis efeitos do isolamento social para o bem-estar de estudantes e educadores.

“Estamos vivendo um período como se o mundo estivesse sob nova direção, trazendo diversas mudanças; devemos nos preparar para elas, e para isso preparar os profissionais de educação para estimular suas competências socioemocionais são imprescindíveis”, diz Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. 

Comprometida em transformar a realidade das pessoas a partir dos serviços de saneamento, a BRK Ambiental se uniu ao programa por reconhecer a importância da educação no desenvolvimento de uma sociedade. Para Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, saneamento e educação são dois temas urgentes e que necessitam da atenção da sociedade. “Essa parceria tem como objetivo mostrar para todos que esses dois setores necessitam de apoio e que, com investimentos adequados, são capazes de impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico do país. Sem a devida preparação dos profissionais de ensino e sem o acesso ao saneamento básico, as crianças e jovens do Brasil não conseguirão se desenvolver para um mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente”, reforça.  

A BRK Ambiental é responsável pela pesquisa “O saneamento e a vida das crianças e dos adolescentes brasileiros”, produzido pela Ex Ante Consultoria Econômica. O estudo indica que a falta de tratamento de esgoto e de água encanada interfere no desenvolvimento de estudantes e traz limitações cognitivas que comprometem o futuro de crianças e jovens no Brasil.

Toda a análise apresentada pela BRK Ambiental foi produzida a partir de levantamentos feitos pelos Ministério da Saúde, Ministério da Educação e IBGE e traça um perfil da parcela da população com idades entre 0 e 19 anos. O trabalho aponta que crianças e adolescentes submetidos a ambientes com falta de água encanada e esgoto tratado têm notas menores que os demais alunos em provas de Português e Matemática: 23,9% inferiores do que a nota média esperada no 5º ano; 15,2% inferiores no 9º ano e 14% inferiores no Ensino Médio. Eles apresentam dificuldades que vão da interpretação de textos e tirinhas de quadrinhos a calcular trocos e resolver problemas com as quatro operações fundamentais.

O estudo reforça ainda que esses jovens sem acesso ao saneamento tem nota média no Enem 23% inferior, o que torna mais difícil o ingresso em universidades públicas e prejudica também a entrada no mercado de trabalho, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) de 2017, entre os jovens de 19 anos, o atraso escolar dos jovens sem acesso ao saneamento era de 5,9 anos, enquanto o atraso escolar daqueles com acesso ao saneamento era de 4,1 anos, uma diferença de 1,8 ano.

Formato dos treinamentos

A partir de web conferências exclusivas para o desenvolvimento e acompanhamento dos profissionais das secretarias de educação e lives destinadas à sociedade em geral, o projeto Volta ao Novo tem como missão envolver professores e famílias no debate do desenvolvimento de competências socioemocionais.

Cada encontro online discutiu uma das macrocompetências com especialistas do Instituto Ayrton Senna e professores de redes públicas convidadas, contando também com participações especiais. Nas transmissões ao vivo, foi feito um mergulho sobre o que são cada uma dessas competências e qual é a sua importância em momentos de crise, para a aprendizagem e para os demais desafios enfrentados na vida. Ao final de cada semana, foi disponibilizado no site do Instituto um material de apoio sobre a macrocompetência discutida. Os conteúdos fazem uma retomada conceitual sobre cada uma delas e sugerem maneiras em que os professores podem desenvolvê-las em si mesmos e nos estudantes.

Para acessar conteúdos sobre as competências socioemocionais em contextos de crise, acesse: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s