Iniciativas de inclusão da BRK Ambiental ampliam acesso a serviços e a conteúdos para os clientes com deficiência

Entre as ações, empresa apresenta série de vídeos com orientações voltadas aos deficientes auditivos e faturas em braile. Apenas em agosto, ferramenta do site para tradução para a linguagem de libras atingiu 55.677 palavras.

A BRK Ambiental, maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, vem promovendo uma série de ações para ampliar a inclusão e a acessibilidade. A empresa conta com um programa interno para promover ações relacionadas à diversidade, o Diversifik, que neste período de pandemia ajudou a estruturar inciativas de acesso a clientes com deficiência auditiva ou visual.  

Com a Covid-19, o foco do atendimento ao cliente e da prestação de serviços voltou-se para os meios digitais. Com isso, as ações de inclusão realizadas pela BRK Ambiental buscaram garantir que mais clientes tivessem acesso aos serviços, assim como que as pessoas com deficiência tivessem autonomia suficiente para navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo as informações disponibilizadas.  

Nas redes sociais da BRK, as imagens são descritas por meio da funcionalidade de texto alternativo. Esta tecnologia permite que aplicativos de audiodescrição – utilizados por deficientes visuais para navegação na internet – possam ter acesso ao conteúdo de imagens presentes nas postagens. 

Outro ambiente que conta com iniciativas inclusivas é o site da empresa. No Brasil, apenas 2% dos sites são acessíveis para a comunidade surda. Para tornar o ambiente digital da BRK acessível, foi implementado o Hugo, um avatar que traduz de forma automática todo o conteúdo para Libras. Além disso, o site também conta com um leitor de tela para pessoas com baixa visão.  Em agosto de 2020, a empresa registrou 55.677 palavras traduzidas pelo Hugo, proporcionando acessibilidade e inclusão para mais de mil pessoas. Desde o início do projeto, em agosto de 2019, foram 660.400 palavras traduzidas.  

“Trabalhamos para promover a inclusão e a disponibilidade de informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os clientes usufruam dos serviços que oferecemos com praticidade e eficiência. Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes e com a população de um modo geral”, explica Carlos Almiro, responsável pela área de sustentabilidade da BRK Ambiental.

Minissérie em Libras 

No início da pandemia, a empresa desenvolveu o projeto ‘Saneamento que une’, uma minissérie com cinco vídeos com orientações sobre prevenção à Covid-19 voltadas aos deficientes auditivos de todo o Brasil.  Os vídeos contam com o conteúdo todo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, além de narração e legendas em português, e estão disponíveis no perfil de Youtube da companhia.

Os temas abordados nos vídeos são: o que é o coronavírus; como se prevenir; o uso correto de máscaras; como lavar as mãos; cuidados ao sair de casa; canais de atendimento digital da BRK Ambiental e recomendações gerais das autoridades sanitárias. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s