BRK Ambiental bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto de Mauá em agosto

Neste ano, mais de 46 quilômetros de tubulações já foram limpas na cidade, maior volume no período desde o início da concessão.

No mês de agosto deste ano, 17,31 quilômetros de redes de esgoto passaram por limpeza preventiva em Mauá. O trabalho foi realizado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade e, desde o início da concessão, essa foi a maior quantidade de tubulações limpas preventivamente em um único mês.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre de periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes) e identificar situações como o acúmulo de óleos e gordura, que dificulta a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em 2019, foram realizadas manutenções preventivas em 26 quilômetros de redes. Em 2020, somente de janeiro a agosto, a concessionária já realizou a limpeza em 46 quilômetros de redes.

O trabalho foi intensificado neste ano, devido ao aumento das pessoas em casa, consequência do período de isolamento social. Entre os meses de janeiro e agosto, a concessionária identificou um crescimento no número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 2.500 solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade.

“Ao comparar o volume total limpo em 2019 com o que passou por limpeza até agosto deste ano, já tivemos um aumento de 56% na quantidade de redes limpas. Isso é reflexo dos nossos investimentos que permitem a intensificação desse trabalho”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá.

Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. “Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano”, complementa o gerente.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita. 

A partir da identificação, o caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa Bruno.

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentadospela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais. Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e na estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade.

Com relação à tubulação da água da chuva, esta deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento. 

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

 – via call-center (0800-771-0001);

 – site http://www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

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