Guedes, Bolsonaro e a quadratura do círculo

Como fazer um quadrado “caber” dentro de um círculo? Ou melhor, como construir um quadrado com uma área idêntica à de um círculo?

O problema conhecido como a quadratura do círculo foi proposto na Grécia antiga. Mas foi só no século 19 que os matemáticos concluíram que se trata de uma questão insolúvel quando se tem nas mãos apenas uma régua e um compasso.

Pois agora o ministro Paulo Guedes tem uma quadratura do círculo para chamar de sua: encaixar o Renda Brasil no orçamento sem estourar o teto de gastos e sem cortar outros programas sociais.

A comparação foi feita por Marcelo Giufrida, CEO da Garde Asset Management. Eu conversei com o gestor hoje à tarde para tentar medir o real impacto do novo baque sofrido pelos mercados nesta quarta-feira.

O Ibovespa caiu forte e chegou a ficar abaixo dos 100 mil pontos após Jair Bolsonaro afirmar que não enviará ao Congresso o projeto do Renda Brasil na forma apresentada por Guedes e sua equipe.

Antes da nova divergência entre os dois, os investidores colocavam suas fichas na possibilidade de o ministro encontrar um “caminho do meio” que agradasse ao chefe sem abrir uma rachadura muito grande no teto de gastos.

Guedes tem até sexta-feira para tentar colocar o quadrado desejado por Bolsonaro dentro do círculo das contas públicas.

O mercado, claro, não só vê como pequena a possibilidade de solução como voltou a temer que o problema custe o cargo do ministro.

Vinícius Pinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s