Santo André realiza cadastro cultural para lei Aldir Blanc

Plantões tira-dúvidas online serão realizados nos dias 14 e 15 de agosto; reuniões virtuais já envolveram mais de 550 pessoas

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), já está mobilizada e realiza diversas ações para a implementação da lei federal Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19.

O momento é de divulgação da lei, mobilização e cadastro de quem atua na área cultural em Santo André, nas suas mais diversas expressões e linguagens, incluindo técnicos e espaços culturais da cidade. Os interessados devem acessar a plataforma oficial da cidade, o CulturAZ (culturaz.santoandre.sp.gov.br/), e criar seus perfis. Esta ação pode ser realizada em qualquer momento.

A lei Aldir Blanc prevê vários instrumentos para aplicação dos recursos, como auxílio emergencial específico para trabalhadores e para espaços culturais, além de editais, projetos e premiações, entre outras. Foi sancionada em 29 de junho e ainda necessita ser regulamentada.

Tutorial – Um novo tutorial para cadastro no CulturAZ, mais prático e voltado para agentes e espaços, foi desenvolvido e está disponível em vídeo, PDF e HTML no site da Agenda Cultural de Santo André (bit.ly/LeiAldirBlancSantoAndré).

Reuniões online – Nos dias 14, às 19h, e 15 de agosto, às 14h, serão realizados dois plantões tira-dúvidas na plataforma JitSi, abertos a qualquer interessado, pelo endereço meet.jit.si/LeiAldirBlanc. Novos encontros virtuais também podem ser propostos por grupos ou coletivos da cidade. Já foram realizadas 24 reuniões online setoriais, somando mais de 550 participantes.

Outras ações – Também no site da Agenda Cultural, foi criado um hotsite, área específica para divulgação da Lei Aldir Blanc na cidade. Estão disponíveis calendário completo das reuniões online, orientações para cadastro e utilização da plataforma CulturAZ, documentos oficiais como a íntegra da lei, previsão de recursos e medidas provisórias e um boletim mensal com as ações já realizadas.

Em breve, será disponibilizado um canal de escuta digital, a partir de discussões com os Fóruns de Cultura do Conselho Municipal, para receber sugestões da população.

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