Indústrias do aço e de máquinas e equipamentos preveem prejuízos “em cascata” se empréstimo compulsório de empresas passar no Congresso

 

Texto obriga que companhias com patrimônio de R$ 1 bi ou mais emprestem dinheiro ao governo para pagamento de despesas emergenciais; setor teme menos fluxo de caixa em meio à crise

O Projeto de Lei Complementar 34/2020, que prevê destinação de 10% do lucro de empresas com patrimônio superior a R$ 1 bilhão a empréstimos compulsórios, pode “respingar” em empresas de pequeno e médio porte. A afirmação é do presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes, que defende a retirada do projeto da Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta pode colocar em risco a produção das indústrias em meio à pandemia.

“As empresas enfrentam graves crises de demanda, com sérios problemas de caixa e grande dificuldade de acesso a crédito”, explica Polo. “As empresas de grande porte são alvo do PLP, que ainda criam algum nível de demanda às milhares de empresas de pequenos e médios portes, em suas respectivas cadeias de fornecimento. Com isso, entendemos que elas não podem ser penalizadas com mais um imposto.”

“A indústria tem ajudado e muito no enfrentamento da covid-19, com a recuperação de respiradores, ventiladores, máscaras e construção de hospitais de campanha”, acrescenta Lopes.

O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, endossa o discurso sobre a dificuldade em manter o capital de giro e acrescenta que as empresas têm se desdobrado para pagar despesas e funcionários. “O Brasil e o mundo passam por uma severa crise em que um dos maiores problemas é a falta de liquidez do mercado. Entendemos que uma medida como essa pode agravar ainda mais a situação”, alerta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s