Guto Volpi é eleito novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, é o vice

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na manhã desta quinta-feira (12/2). A escolha ocorreu durante Assembleia que reuniu os prefeitos das sete cidades que compõem a entidade. O chefe do Executivo de Santo André, Gilvan Ferreira, foi escolhido como vice-presidente. 

À frente da entidade, Guto Volpi destacou que Segurança, Saúde e Mobilidade seguem como eixos prioritários, mas que Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico também terão destaque especial no planejamento estratégico do órgão em 2026. 

“Assumo a presidência do Consórcio com responsabilidade e compromisso com a nossa região. Ao meu lado, como vice-presidente, está o prefeito de Santo André, Gilvan, que será parceiro nessa missão de fortalecer o ABC por meio do diálogo e da integração entre as cidades.

Segundo Guto, a proposta para este ano é seguir com o fortalecimento e união regional. “Nosso objetivo é retomar o protagonismo estadual do ABC, mantendo as equipes mobilizadas e os projetos em andamento. É trabalho, união e foco em resultados para a nossa população”, afirmou Guto Volpi.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, que deixa a presidência, fez um balanço das principais ações desenvolvidas durante sua gestão e desejou êxito à nova condução do Consórcio ABC.

“Foram muitos projetos importantes, em especial na Segurança e Saúde. Mas o mais importante é o que nós construímos em conjunto aqui, a reunificação das sete cidades trabalhando e dialogando juntas. O Grande ABC unido é nosso maior legado”, declarou o ex-presidente.

Participaram também da reunião que definiu a nova presidência os prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira; de São Caetano, Tite Campanella; de Rio Grande da Serra, Akira Auriani; e o secretário de Administração de Diadema, Kiko Teixeira, que representou o chefe do Executivo diademensa, Taka Yamauchi. 

Minibio

Luiz Gustavo Pinheiro Volpi, o Guto Volpi, nasceu em Santo André, em fevereiro de 1972, e construiu sua trajetória pessoal e profissional em Ribeirão Pires, cidade onde vive desde a infância. É formado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduado na área administrativa.

Iniciou sua vida profissional aos 14 anos e, aos 25, começou a atuar na política, com passagens pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Também trabalhou na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e foi gestor na Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

Em Ribeirão Pires, foi secretário de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, vereador e presidente da Câmara Municipal. Em 2023, assumiu a Prefeitura da cidade. Sua gestão é marcada pelo diálogo, pela valorização do esporte e da cultura e pela implementação de programas estruturantes nas áreas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento social.

Sobre o Consórcio ABC

Criado em 1990, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma das principais instâncias de governança regional do país e atua no planejamento e na execução de políticas públicas de interesse comum, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável das sete cidades da região.

Foto: Helber Ággio/PSA

Deixe um comentário