Formação reuniu 208 voluntários aprovados em chamamento público e atende demanda apresentada na XXII Conferência Municipal de Saúde
Uma demanda apresentada durante a XXII Conferência Municipal de Saúde, realizada em agosto do ano passado, começa a ser atendida pela Prefeitura de Mauá com a expansão do serviço de capelania no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Como parte do processo, foi realizado neste sábado (07/02) um curso preparatório no Teatro Municipal, reunindo 208 voluntários aprovados em chamamento público.
A formação teve como objetivo orientar os participantes sobre o papel da capelania hospitalar, os princípios da assistência religiosa em ambientes de saúde e os protocolos internos que devem ser respeitados durante as visitas aos pacientes.
Durante a primeira palestra, o diretor-geral do Hospital Nardini, Dr. Paulo Affonso, destacou a capelania como instrumento de humanização no atendimento. “A assistência religiosa contribui para o acolhimento emocional e espiritual de pacientes e familiares, desde que realizada com responsabilidade e respeito às normas da instituição”, afirmou.
Na sequência, Flávia Vanessa de Carvalho, técnica em enfermagem do setor de Controle de Infecção Hospitalar, orientou os voluntários sobre os cuidados na interação com pacientes, equipamentos e ambientes hospitalares. Ela ressaltou que o cumprimento dos protocolos é essencial para evitar contaminações que possam comprometer a qualidade da assistência e a evolução do tratamento dos pacientes.
