Programa que troca recicláveis por hortifrúti chegou à região do Parque Andreense neste sábado; Moeda Pet também ocorre de forma conjunta
Santo André, 7 de fevereiro de 2026 – A Prefeitura de Santo André expandiu os programas Moeda Verde e Moeda Pet para mais uma área de manancial, chegando agora à região do Parque Andreense. Cerca de 1,9 mil munícipes poderão descartar corretamente seus resíduos recicláveis, trocando-os por hortifrúti ou ração para cães e gatos.
A estreia ocorreu neste sábado (7) em dois bairros: nos parques Represa Billings II e III, ampliando os programas para o trigésimo quinto e trigésimo sexto pontos de troca. O Moeda Verde e o Moeda Pet ocorrem em mais de 70% do território andreense onde há famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda de até meio salário mínimo.
“Levar o Moeda Verde e o Moeda Pet para a região do Parque Andreense é unir cuidado ambiental, segurança alimentar e inclusão social. Esses programas mostram que é possível preservar nossas áreas de manancial, proteger a Represa Billings e, ao mesmo tempo, apoiar diretamente as famílias que mais precisam. É uma política pública construída com a participação da população e que gera benefícios concretos para a cidade hoje e para o futuro de Santo André”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos esclarece que essas duas políticas públicas contribuem para a conservação e preservação das áreas de manancial de Santo André. “A gente evita que toneladas de resíduos sejam descartadas irregularmente e possam contaminar as nossas nascentes, florestas e a Represa Billings, que é tão importante para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo”, diz.
A primeira estreia do programa Moeda Verde em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais ocorreu em 2019, no Parque Miami, localizado na unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso.
Agora, a expansão dessas iniciativas na nova região foi um pedido dos próprios moradores e da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense. “Eu pedi muito para o Moeda Verde vir aqui, porque é muito importante para nós. Só eu entreguei 212 quilos de materiais e recebi 42 quilos de alimentos. E não vão ficar só pra mim, porque eu divido com o povo também e, claro, alimento as minhas cachorras Kiara e Luna com a ração do Moeda Pet”, afirma a comerciante Deuza Pinheiro da Silva.
No Parque Represa Billings II, as trocas ocorrerão na Avenida Ibertioga, 100, em frente à Clínica da Família Parque Andreense, por volta das 10h. Já no Parque Represa Billings III os programas estarão disponíveis na Rua Astorga, s/n, próximo ao Cesa Parque Andreense, a partir das 11h. Os programas serão realizados sempre no segundo sábado de cada mês.
-| Texto: Susi Elena
imprensasemasa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
-| Fotos: Helber Aggio/PSA
