O profissional é essencial para a preservação ambiental e para o desenvolvimento do setor de saneamento
Neste sábado, dia 31 de janeiro, é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Mauá, reconhece a importância desse profissional essencial para o saneamento. No setor, o profissional se destaca de forma multidisciplinar e pode atuar nas áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA), gerenciar processos de tratamento de água e esgoto e desenvolver projetos de engenharia. Mas a função principal é assegurar melhoria para a qualidade de vida da população em harmonia com os cuidados com a natureza.
Em Mauá, o engenheiro ambiental e sanitarista Marcos Cesar de Souza atua há aproximadamente 20 anos na área de operações. Atualmente, é supervisor de operação da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade e busca promover o desenvolvimento sustentável do município por meio das melhorias de processos e procedimentos operacionais que colaboram com o avanço dos indicadores de saneamento no município.
“Como engenheiro ambiental do setor de saneamento posso contribuir diretamente com a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas por meio do aprimoramento dos processos de tratamento de efluentes, que inclui planejamento e gerenciamento, seja para minimizar eventuais impactos ao meio ambiente, ou ainda para a conservação dos recursos naturais”, explica Marcos.
Em atenção aos aspectos ambientais, simultaneamente, o profissional busca a melhoria da qualidade de vida da população em harmonia com os cuidados com a natureza. Assim, Marcos acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado em Mauá, que se destaca por ter atingido os índices de 92% de tratamento e 96% de coleta de esgoto.
“A minha função como engenheiro ambiental no setor de saneamento não é somente pautada em boas práticas ambientais, eu busco fazer a diferença na vida das pessoas rumo à universalização e à melhoria contínua dos serviços.”, conclui Marcos.
A BRK parabeniza a todos os profissionais de engenharia ambiental que se dedicam diariamente para a construção de um saneamento transformador, mais sustentável, mitigando os impactos causados por diversas atividades na natureza.
Dia do Engenheiro Ambiental
O Projeto de Lei nº 615, de 2007, reconheceu a data em homenagem à primeira turma de graduados na área, de 1997, na Universidade Federal do Tocantins. Além do sistema Confea/Crea que regula o exercício da profissão de Engenharia Ambiental, a área é representada a nível nacional pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS).
