Moeda Pet chega ao Parque Central para primeira troca de 2026 em Santo André

Ação sustentável de Santo André ocorre neste sábado, das 9h às 12h

Santo André, 29 de janeiro de 2026 – O programa Moeda Pet abre o calendário de trocas mensais no Parque Central neste sábado (31). A ação ocorrerá das 9h às 12h, em sistema drive-thru, possibilitando a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos. 

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O programa é reconhecido como uma ação socioambiental de grande impacto, estimulando o descarte correto de plásticos e aumentando a reciclagem, ao mesmo tempo em que expande a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. 

Cada morador cadastrado pode entregar até três quilos de garrafas plásticas, recebendo a mesma quantidade de ração. Um quilo corresponde, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 garrafas de um litro ou 36 garrafas de 600 ml. 

Ao longo de 2025, o Moeda Pet distribuiu mais de 12 toneladas de alimento para cães e gatos, a partir da arrecadação de mais de 250 mil garrafas PET, reforçando o impacto positivo do programa tanto na destinação correta de resíduos quanto no apoio aos tutores de animais. 

A ação também desempenha um papel social importante, estimulando hábitos sustentáveis, consumo consciente e responsabilidade com os pets.  

O ponto de troca é no bolsão de estacionamento de funcionários do parque, localizado na Rua Gamboa, próximo à Praça Kantal Yasbek, a apenas 100 metros da entrada principal.

-| Texto: Júlia Benini
imprensasemasa@santoandre.sp.gov.br / 4433-9003              

Deixe um comentário