Mauá lança edital de chamamento para certificação do selo ‘Empresa Amiga da Mulher’

Empresas podem se inscrever até 20/02; critérios consideram práticas de responsabilidade social em favor das mulheres no ambiente de trabalho

Na manhã desta segunda-feira (19/01), a Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos de Organizações Empresariais este reunida, no auditório da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Mauá, para discutir o processo de certificação do Selo ‘Empresa Amiga da Mulher’. O edital foi publicado no dia 12, no Diário Oficial (https://dom.maua.sp.gov.br/public/docs/d2ee573d9caf4c4ddcacd1b68edc204b.pdf).

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida no município como forma de transformar a cultura da violência em proteção às mulheres e crianças, por iniciativa da Prefeitura e envolvimento de diversas secretarias e entidades. Para isso, o selo tem a função de reconhecer iniciativas desenvolvidas pela sociedade a partir do incentivo a práticas de responsabilidade social de prevenção e combate à violência doméstica

Durante a reunião, a presidente da comissão e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Maia, destacou os principais pontos do propósito do selo. “Vivemos momentos em que empresas são cada vez mais reconhecidas pelo que produzem e também pelos valores que sustentam suas decisões. Ambientes de trabalho seguros, respeitosos e livres de violência são fundamentais também para a produtividade, inovação e sustentabilidade dos negócios”, afirmou Cida Maia. 

A comissão que avalia as práticas executadas pelos inscritos, por exemplo, é integrada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá, Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Associação de Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho (Aepis), Câmara Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas de Mauá (ACDL), que integram a Comissão, além da participação do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip). .

As inscrições para concorrer ao selo são gratuitas e vão até 20/02. Podem ser realizadas presencialmente na sede da secretaria à Rua Santa Cecília, 489, bairro Matriz, ou por meio do e-mail sppm@maua.sp.gov.br, com “Assunto: Inscrição – Edital 01/2026”, além de preenchimento de formulário e envio de documentos constantes no edital.

Os critérios considerados pela Comissão atendem a três eixos estruturantes. São eles: Eixo 1 – Igualdade de Gênero, que prevê adoção de políticas de equiparação salarial, promoção da presença feminina em cargos de liderança e ações de apoio à parentalidade (creche, sala de amamentação, fraldário, entre outras); Eixo 2 – Combate à Violência, de implementação de canais de denúncia e acolhimento à vítima, ações de combate a assedio moral e sexual, inserção da empresa em programas município de apoio à mulher; Eixo 3 – Eliminação da Discriminação, em que sejam feitas ações de combate ao assédio moral e sexual e a inserção da empresa em programas municipais de apoio às mulheres.

A classificação determina Selo Bronze para empresas que atendam a um eixo; Selo Prata para dois eixos; e Selo Ouro para três eixos. O selo tem validade de dois anos e pode ser renovado por igual período. Segundo o chamamento público nº 001/26, publicado no dia 12/01, qualquer empresa, comércio, indústria e serviços, localizada no município poderá se inscrever para pleitear o selo, basta ter promovido ações de combate à violência contra a mulher. É impedida a participação de empresas que incorram nas vedações previstas na legislação.

Deixe um comentário