Inscrições vão de 19 a 30/01 para pessoas acompanhadas pelos oito CRAS do município; em caso de vagas remanescentes, público em geral poderá se inscrever de 01 a 13/02
Promover o acesso ao conhecimento em tecnologia é o objetivo da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Mauá, dirigido principalmente para jovens de 7 a 17 anos moradores de Mauá, estudantes de escolas públicas da cidade e atendidos nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). É o Projeto ‘Mauá do Futuro’, cujo objetivo é a inclusão digital e social de crianças e adolescentes.
O conteúdo do curso de Robótica prevê: Introdução à programação (pensamento lógico, comandos, sequências e criação de jogos simples); Robótica com ARduíno e kits educacionais (sensores, motores, luzes, montagem e programação de pequenos robôs); Eletrônica Básica (noções de corrente, tensão, circuitos simples e segurança); Fabricação Digital (modelagem 2D/3D, uso de impressora 3D e cortadora a laser para peças e protótipos); Cultura Maker e projetos práticos (construção de soluções para problemas do dia a dia, trabalho em equipe e apresentação de projetos em uma Feira de Robótica ao final do percurso). Os cursos vão vincular seu conteúdo com o que é aprendido pelos alunos em sua escola.
As oficinas obedecem a ciclos de aprendizagem. Serão 320 vagas, em oficinas básicas de 60h, durante 12 meses, distribuídas em quatro polos. As oficinas livres complementares terão 3h, para adolescentes de 12 a 17 anos, em três polos. As oficinas livres abertas ”dias da comunidade” terão 640 vagas de 3h, para pessoas de 7 a 17 anos. Oficinas livres abertas ter3h, mediante cadastro e agendamento prévio.
As inscrições podem ser realizadas nos CRAS no período de 19 a 30/01. No caso de vagas remanescentes, o público em geral poderá se inscrever entre os dias 01 e 13/02. Para se inscrever, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento do estudante e do responsável e comprovantes de residência e de matrícula ou RA escolar.
O Projeto Mauá do Futuro – Robótica terá quatro polos: Polo l – CRAS Feital, na avenida Benedita Franca da Veiga, 1083, no Jardim Feital; Polo ll – CRAS Oratório, na rua Salvador, 266, no Jardim Oratório; Polo lll – CRAS Macuco, na rua Remo Luiz Corradine, 115, no Jardim Zaíra; e o Polo Central, na Secretaria de Mobilidade Urbana, na rua Vitorino Dell’Antonia, 271, Vila Noêmia.
Além disso, os cursos do projeto Mauá do Futuro têm o propósito de estimular o descarte, reaproveitamento e reciclagem de materiais, promover o conhecimento sobre empreendedorismo e possibilitar uma dinâmica de aprendizagem mais atrativa.
