Prefeitura Ribeirão Pires intensifica fiscalização ambiental com ações do Grupo de Fiscalização Integrada


Ações integradas combateram danos ambientais, com demolições, corte de ligações clandestinas de energia e apoio de drones para monitoramento aéreo

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, ao longo da semana, uma série de fiscalizações ambientais por meio do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI). As operações tiveram como foco o combate a danos ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APP), com o desfazimento de construções irregulares e o acompanhamento do desligamento de ligações clandestinas de energia elétrica.

Uma das ações ocorreu na Estrada do Baruel, onde foram identificados oito pontos com edificações irregulares em área protegida. As construções foram demolidas de forma imediata, após a constatação de dano ambiental. O trabalho foi realizado em atendimento a determinações do Ministério Público do Estado de São Paulo e contou com o apoio da concessionária de energia para o corte das ligações ilegais.

A operação foi integrada e reuniu equipes da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Habitação, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Ambiental, ENEL e órgãos ambientais estaduais e municipais da região do Grande ABC. As ações ocorreram de forma tranquila, sem registros de intercorrências.

Além disso, a fiscalização ambiental contou com o apoio de drones da Guarda Civil Municipal, utilizados para o monitoramento aéreo e registro de imagens em áreas dos bairros Quarta Divisão e Represa. O uso da tecnologia permitiu maior precisão na identificação das irregularidades e no levantamento de informações, que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis para as providências necessárias.

Deixe um comentário