Formação das equipes aumentam visibilidade do combate à violência contra mulheres em Mauá

Monitoramento evidencia efetividade das ações desenvolvidas em vários pontos da cidade

O aumento consistente do alcance das atividades desenvolvidas pelas equipes que atuam na prevenção da violência doméstica é um dos resultados alcançados pela Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). O objetivo é que as políticas preventivas alcancem o maior número de cidadãos e cidadãs, como forma de prevenir e inibir todas as formas de agressões contra as mulheres. Só em 2025, fora realizadas 193 atividades em escolas, serviços municipais, empresas e outros, alcançando quase 35 mil pessoas, dos mais diversos perfis sociais econômicos, étnicos e religioso.

Uma outra conquista foi a diversidade do público alcançada, com as informações chegando para a juventude, profissionais dos serviços públicos e privados, comércio e indústria, atingindo localidades de todas as regiões da cidade. “Tudo isso resulta no fortalecimento da cultura de prevenção na cidade. Facilitar o acesso à informação de qualidade rompe hábitos que levam à mentalidade de que se pode tratar das mulheres como uma propriedade”, explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Cida Maia.

Capacitação das equipes faz a diferença

A capacitação técnica para o desenvolvimento das equipes colabora na efetividade das ações e ganhou o reforço de uma equipe que têm consciência da importância do seu papel de agente de prevenção. Apenas no segundo semestre do ano passado, as equipes participaram de cursos de ‘Violência de gênero contra mulheres e meninas: prevenção em três níveis’, ‘Gestão e implementação de políticas públicas e de organismos de políticas para mulheres’, além de um curso de Oratório, que potencializa a comunicação e entendimento sobre o tema. 

“Nosso trabalho é fundamental para proteger vidas porque leva informação e consciência às mulheres. Informação salva vidas e cada mulher que a recebe rompe o silêncio, procurando ajuda no Viva Maria e interrompendo o ciclo de violência”, declarou a assistente técnica Adriana Fleury. As servidoras da SPPM atuam no Centro de Referência de Atenção à Mulher ‘Viva  Maria’, que atua na prevenção e atendimento às vítimas de violência. 

Deixe um comentário