Com sede própria inaugurada e ampliação de serviços, pasta consolida políticas públicas e reforça ações de inclusão e acessibilidade no município
A Secretaria de Proteção e Defesa das Pessoas com Deficiência de Mauá encerra seu primeiro ano de atuação com a consolidação de políticas públicas, ampliação de serviços e a entrega de um espaço próprio de atendimento. O fechamento desse ciclo foi marcado, no dia 11 de dezembro de 2025, pela inauguração da nova sede da pasta e pela realização do Café Sensorial, iniciativa voltada à conscientização e à inclusão.
Instalada na Rua Vitorino Dell’Antonia, 111, na Vila Noêmia, a sede foi planejada pela Prefeitura conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), garantindo acessibilidade, autonomia e atendimento acessível e qualificado. O espaço conta com sala multiuso, ambientes para atendimento individual, áreas internas acessíveis, setor administrativo, copa e banheiros adaptados, além de recursos como piso tátil, rampas, sinalização em braile e recursos de acessibilidade comunicacional para pessoas surdas.
Ao longo do primeiro ano, a Secretaria passou a atuar como ponto de referência para orientação social, informações sobre benefícios, serviços e políticas públicas, além de encaminhamentos para as redes de saúde, educação, assistência social e trabalho. O trabalho integrado com outras secretarias e a escuta qualificada das demandas da população e suas famílias, também marcaram a atuação da pasta.
Entre os principais avanços está o fortalecimento das ações de acessibilidade urbana, com a intensificação da demarcação de vagas preferenciais, além da ampliação da divulgação dos direitos das pessoas com deficiência.
Mauá também se consolidou como polo do Programa de Emprego Inclusivo (PEI), do Governo do Estado, promovendo qualificação profissional, sensibilização de empregadores e acompanhamento contínuo de trabalhadores com deficiência, contribuindo para a inserção, permanência e desenvolvimento no mercado formal.
Durante o evento de encerramento do primeiro ano, o prefeito Marcelo Oliveira destacou que a criação da Secretaria representa um compromisso permanente da gestão com uma cidade mais acessível e inclusiva. O secretário municipal de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, Samuel Ferreira dos Santos, o Samuel Enfermeiro, ressaltou que a entrega da sede simboliza a maturidade da política pública construída ao longo do ano.
Criada no início de 2025, a Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência encerra seu primeiro ano com resultados concretos e o desafio de ampliar ainda mais as ações nos próximos anos, fortalecendo a inclusão, a autonomia e a dignidade das pessoas com deficiência em Mauá.
Crédito das fotos: Evandro Oliveira/PMM
