Ampliação das barracas leva mais variedade de frutas às feiras livres de Mauá

Medida da Prefeitura permite que feirantes ofereçam novos produtos e atendam melhor os consumidoresA Prefeitura de Mauá tem acompanhado de perto as mudanças no perfil das feiras livres e, em diálogo com os feirantes do município, iniciou uma série de melhorias para atualizar e fortalecer essa importante atividade. Uma das principais ações é a autorização do aditivo de metragem das bancas, que amplia o espaço de trabalho dos feirantes.

A medida teve início no setor de temperos e, mais recentemente, passou a beneficiar também os feirantes de frutas. A autorização, concedida pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, já está permitindo que os comerciantes ampliem a variedade de produtos oferecidos à população.

Com mais espaço nas barracas, os feirantes conseguem expor melhor as frutas e incluir novas opções no dia a dia das feiras. “Estamos nos sentindo valorizados ao sermos ouvidos. Hoje temos muito mais variedade para oferecer, como pitaya, melancia sem semente, kiwi chileno, uvas sem semente, figos, peras e frutas já fatiadas, como abacaxi e melão”, conta o feirante Adrisio.

Para os sócios Abenildo e Cleyson, a mudança trouxe impacto direto nas vendas e no atendimento aos clientes. “Antes era difícil trazer frutas diferenciadas. Agora conseguimos oferecer produtos especiais, principalmente para as festas de fim de ano, como tâmaras, framboesas, pêssegos, figos e outras frutas que a população procura”, destacam.

Para o coordenador das feiras livres, Marco Aurélio Silveira Grande, a ampliação das barracas melhora a organização das feiras, valoriza o trabalho dos feirantes e amplia as opções de compra para os consumidores, fortalecendo ainda mais as feiras livres de Mauá como espaços de convivência, renda e alimentação de qualidade.

“Ao longo deste ano, dedicamos parte do nosso tempo a ouvir os feirantes e buscar melhorias que beneficiem tanto quem trabalha nas feiras quanto os clientes. Quanto mais variedade, organização e qualidade os feirantes conseguirem oferecer, mais fortes ficam as nossas feiras. A ideia é justamente essa: fortalecer as feiras livres, melhorar a experiência de quem compra e valorizar uma cultura tão tradicional e importante para a cidade”, afirmou Marco Aurélio, gerente da Prefeitura.

Pasteleiros – Outra ação importante da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional é o diálogo com os feirantes pasteleiros, com o objetivo de promover ajustes técnicos e modernizar os equipamentos de trabalho. Entre os temas discutidos está a possibilidade de autorização do uso de food trucks pelos pasteleiros, o que pode representar um salto de qualidade no serviço, melhorando a logística de montagem e desmontagem, além de trazer mais agilidade, segurança, eficiência visual e valorização da atividade.

Foto: Divulgação – PMM

Deixe um comentário