No domingo, 23 de novembro, Mauá recebeu mais uma edição do projeto Roda de Saberes e Ancestralidades, juntamente com o 59º Batizado de Capoeira, Troca de Cordões e Formatura dos alunos e alunas da Associação de Cultura Afro-Brasileira Filhos de Ghandi. O evento contou com o apoio da Lanchonete Sukitel, Eletrônica Canal 1, Secretaria de Cultura, Secretaria da PMM e do CRAS Macuco.
A cerimônia integrou a agenda cultural em homenagem ao Mês da Consciência Negra, reforçando quase quatro décadas de atuação da Filhos de Ghandi na promoção da igualdade racial, no combate ao racismo e no enfrentamento à intolerância religiosa. Fundada pelo Mestre Gildasio, a instituição já desenvolveu dezenas de projetos que fortaleceram políticas públicas de igualdade racial e étnica no município.
Ao longo de sua trajetória, a Filhos de Ghandi foi protagonista na criação da extinta Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial e Étnica, na instituição do feriado municipal de 20 de Novembro, na organização da Marcha Zumbi dos Palmares e no apoio às quatro Conferências Municipais da Igualdade Racial. Essa história, tantas vezes invisibilizada, reafirma a importância da valorização da diversidade étnica e cultural que enriquece a sociedade mauaense.
O evento deste ano também marcou a programação da 20ª Marcha Zumbi dos Palmares. Realizado em 23 de novembro, o projeto graduou 43 alunos e alunas, incluindo crianças atendidas pelo CRAS Macuco, participantes das oficinas culturais da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto da Creuza.
A ocasião contou com a presença especial do padrinho da Filhos de Ghandi, o deputado federal Vicentinho, além de mestres e professores de capoeira de Mauá, Grande São Paulo e Grande ABC. Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram o encontro, que também apresentou números de Maculelê — com a coreografia Guerreiras de Dandara, assinada pela professora Danieli Marquinha — e Samba de Roda, representado por Dona Rosa, Vicência e Dona Ana.
Ao final, os participantes foram recebidos com lanches e uma mesa de frutas da estação.
O fundador da instituição, Mestre Gildasio Pereira de Oliveira, agradeceu a Deus, aos Orixás, professores, alunos, familiares e colaboradores pelo empenho na realização do evento. Também destacou o apoio do deputado federal Vicentinho, do Coletivo Aquilombar, representado por Ketinho Oliveira, e fez um agradecimento especial ao Contramestre Zé “pela parceria e lealdade de tantos anos”.
A Filhos de Ghandi reafirma sua missão de seguir aperfeiçoando sua trajetória na luta contra todas as formas de desigualdade social e, especialmente, contra o racismo — fortalecendo a consciência, a resistência e o orgulho da cultura afro-brasileira em Mauá.


