Presidente da Agência de Desenvolvimento, da IndustriALL Brasil e secretário-executivo do Consórcio ABC integrou dois painéis na Conferência da ONU em Belém
A COP30, Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima, que neste ano acontece em Belém (PA), conta com debates globais sobre a emergência climática, discutindo soluções e apontando caminhos. Nos dias 13 e 14 de novembro, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, da IndustriALL Brasil e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Silva, participou de dois painéis estratégicos sobre desenvolvimento sustentável, mobilidade e transição justa.
Na Zona Verde, o painel “Soluções Brasileiras para a Transição Justa: Indústria, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável” apresentou uma importante discussão sobre a descarbonização nos transportes, com um olhar específico para o trabalho e para os territórios envolvidos. Já na Zona Azul, o painel “Descarbonizando o Setor de Transportes: Experiências Globais em Mobilidade Sustentável” destacou as soluções brasileiras para o mundo. Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também participou dos dois debates.
Aroaldo Silva levou à Conferência as experiências do Grande ABC, reforçando a importância de uma economia de baixo carbono que seja, ao mesmo tempo, justa, inclusiva e alinhada às necessidades sociais. Para ele, a participação no evento fortalece a articulação regional em torno das políticas de descarbonização.
“Tive a oportunidade de mediar dois painéis sobre descarbonização na mobilidade, discutindo desafios, rotas e políticas públicas para uma mobilidade de baixo carbono. Foi muito importante dialogar com o momento que vivenciamos no Grande ABC, onde estamos desenvolvendo a nossa própria COP e revisando o Plano de Mobilidade”, comentou.
Para Aroaldo Silva, é necessário avançar no fortalecimento de um plano regional de enfrentamento às mudanças climáticas. “Essa conexão entre Belém e o ABC nos permitiu assumir compromissos que, em breve, vamos apresentar às secretarias e aos prefeitos para avançarmos em um plano regional de enfrentamento à emergência climática e em uma mobilidade ainda melhor para a nossa região”, concluiu.
A COP30 é o principal fórum internacional sobre mudanças climáticas, reunindo governos, lideranças globais, movimentos sociais e representantes do setor privado. O encontro tem como foco acelerar a transição energética, promover soluções para a crise climática e incentivar políticas públicas que conciliem sustentabilidade, desenvolvimento econômico e justiça social.
