Mauá lança calendário de comemorações do Mês da Consciência Negra

Série de atividades exploram a opinião dos cidadãos sobre a cidade que desejam: com paz, sem preconceito, sem racismo; programação fechará com série de shows, no Jardim Zaíra

O debate em rodas de conversa sobre a Mauá que se deseja em um futuro breve, sem preconceito, racismo e de paz, estará em evidência nas comemorações do ‘Novembro, Mês da Consciência Negra’, cujo lançamento será em evento no Teatro Municipal de Mauá, a partir das 18h30, na segunda-feira (10/11). O objetivo é promover a reflexão sobre a igualdade racial numa cidade cada vez melhor. Na ocasião, será lançada a campanha Natal Sem Fome, para incentivar a doação de um quilo de alimento não-perecível nos eventos da comemoração.

Além de apresentação cultural na abertura, haverá a apresentação de capoeira; ritual de boas-vindas de representantes de povos de matriz africana; homenagem a um dos fundadores da Catira Àz de Ouro e cidadão de grande importância na preservação e valorização da cultura popular, Jaci Cesário, que serão símbolo das comemorações deste mês; mestres em exibição de capoeira; momento ecumênico; apresentação de pagode com mestre Lango do Samba; e finalização da cerimônia com o grupo folclórico Samba Lenço. No dia 20/11, a partir das 8h30, será realizada a Marcha para Zumbi dos Palmares, saindo da Praça do Relógio sentido Praça da Paineira, com atividades culturais ao final. Também neste dia (20/11), às 14h, o Samba na Paineira será realizado no Parque da Juventude.

Até o dia 30/11, quando será o encerramento, estão previstos jogos de capoeira com rodas de conversa, em que serão abordados temas ancestrais, históricos e de combate ao racismo; exposição no saguão da Prefeitura Municipal de elementos que remetem à ancestralidade dos povos de África; sessão solene na Câmara de Vereadores, no dia 18/11, às 19h. Ainda estão previstos uma campanha da Secretaria de Educação para a autodeclaração, em que as pessoas descrevem traços e características pessoais e ambientais como forma de inclusão social de pessoas  com deficiência visual e mais rodas de conversas em locais como a Casa do Hip Hop, associações de moradores e movimentos sociais, em vários pontos da cidade.

O encerramento das comemorações do ‘Novembro, Mês da Consciência Negra’ será na avenida Sebastião Antonio da Silva (local da feira de sábado), no Jardim Zaíra, no domingo (30/11). Está prevista uma grande atividade, das 10 às 22h, com parceria entre a Prefeitura de Mauá, Sindicato dos. Metalúrgicos do ABC e Petrobras. O objetivo do projeto com a Petrobras é levar cultura para a periferia.

Até às 14h, a Prefeitura levará serviços à população em que estão previstos orientações de saúde, saúde do homem e testagem de HIV/aids, informações sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, venda de artesanato, informações sobre preservação ambiental e posse responsável, orientações sobre programas de transferência de renda, campanha  Natal Sem Fome e outros benefícios da Assistência Social, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, artesanato, cursos do Qualifica Mauá e Casa de Cursos e vagas de emprego, entre outros.

No período da tarde, além de brinquedos para crianças, quando começarem os shows, a população poderá cantar e dançar ao som de ‘Sereno Não é Garoa’, ‘Jorge AGRIÃO’, ‘Luiz Camilo e Banda’, ‘Royce do Cavaco’, ‘Arnaldo Tifu’, ‘Billy SP’, ‘Cremilson Bico Doce’, ‘Marina Íris’, ‘Almirzinho Guinéto’, ‘KL Jay’ (Racionais) e ‘Salgadinho.’

Deixe um comentário