Barroso faz discurso emocionado em anuncio de aposentadoria

Quinta-feira 9 de outubro de 2025 – O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso fez a pouco anúncio sobre sua aposentadoria. Aos 67 anos ministro ainda tinha 8 anos a cumprir na cadeira do Supremo Tribunal Federal.

“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, afirmou.

O anúncio ocorre após Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.

Perfil

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. 

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti. 

Deixe um comentário