Sistema de Atenção à Mulher de Mauá recebe a visita de equipe de Hortolândia

Visita incluiu exposição ‘A Trajetória de Luta das Mulheres’, na Câmara Municipal

Integrantes do Departamento da Mulher da Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia, cidade localizada a 181 km de Mauá, visitaram nesta semana o Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM), da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mauá. A comitiva foi composta pela secretária-adjunta de Governo, Jéssica Alves, pela diretora do Departamento, Josefa Teixeira, e pela diretora de Projetos, Ana Cleya.

O objetivo foi conhecer o Sistema Único de Atenção à Mulher (Suamm), que organiza ações de prevenção, atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência. “Mauá tem chamado a atenção de outros municípios pela sistematização do trabalho, com a integração de todos os setores envolvidos, como as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Prefeitura e diversos outros serviços. É uma grande satisfação ver esse trabalho reconhecido. É fundamental multiplicar essa experiência para proteger a vida das mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mauá, Cida Maia.

Um dos pontos que mais desperta interesse de outros municípios é o abrigamento de mulheres vítimas de violência e seus filhos. Segundo Cida, o abrigo é regional, administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, e atende as sete cidades da região. Para municípios como Hortolândia, a experiência de um consórcio pode facilitar a criação de políticas públicas conjuntas entre cidades vizinhas. “A nossa impressão foi a melhor possível. Viemos a Mauá a pedido do nosso secretário de Governo e vice-prefeito, Cafu César, que ficou bastante impressionado com a iniciativa e nos incumbiu de conhecer essa estrutura. Saímos esperançosas com o que foi apresentado: experiências de cuidado, articulação da rede de atendimento e resultados concretos. Pretendemos levar esse modelo para Hortolândia”, afirmou Josefa Teixeira.

Desde 2017, Hortolândia já realiza atendimento a mulheres em situação de violência, mas busca aprimorar os serviços — o que motivou a visita. “Parabéns mais uma vez a Mauá por apresentar e ser reconhecida por essa experiência e em outras esferas”, completou Josefa.

Ao final da visita, a equipe também conferiu a exposição “A Trajetória de Luta das Mulheres”, em cartaz na Câmara Municipal de Mauá, que destaca conquistas e desafios na busca pela proteção e igualdade de gênero em Mauá, no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário