Evento trouxe atualizações sobre programas que garantem acesso a benefícios e serviços essenciais
Cerca de 100 profissionais da Secretaria de Assistência Social de Mauá participaram, nesta quinta-feira (11), de um seminário sobre programas sociais do Governo Federal. A capacitação foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e reuniu técnicos que atuam nos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Centro Pop e Cadastro Único.
O objetivo do encontro foi fornecer base para a administração municipal aprimorar o atendimento à população, ampliando o conhecimento dos servidores sobre políticas públicas que garantem direitos e acesso a serviços essenciais.
Ao longo do dia, foram abordados temas como: Bolsa Família, Cadastro Único, Minha Casa Minha Vida, Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, Cozinhas Solidárias, Prontuário SUAS, Benefício de Prestação Continuada (BPC), PAEFI (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), medidas socioeducativas, serviço de abordagem social e atendimento à população em situação de rua, entre outros.
As palestras foram conduzidas por Rosane Cunha (chefe de gabinete do MDS), Leonardo Rosa (superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal), Paulo Lima (coordenador de Inclusão Social do MDS), Suelene Gomes (coordenadora de Assistência Social do MDS), Cláudia Bocca (coordenadora de Segurança Alimentar) e Adriana Correia (gerente de projetos).
O prefeito Marcelo Oliveira classificou o seminário como fundamental para que os programas sociais sigam impactando vidas e dando dignidade aos mauaenses.
“Muitos programas já estão presentes em Mauá, mas parte da população ainda não conhece ou sabe como acessá-los. São benefícios que podem transformar vidas. Esse treinamento fortalece nossa rede e garante dignidade para quem mais precisa”, afirmou.
Já a secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, ressaltou o papel estratégico dos profissionais.
“Temos que reconhecer o papel essencial de vocês (servidores) no desenvolvimento social desta cidade. Muitas vezes, o agente do CRAS, do CREAS ou do Conselho Tutelar é a principal referência de confiança para uma pessoa ou para alguma família. Temos levantamento que comprova isso. Quanto mais preparados estivermos, maior será o impacto positivo na vida das pessoas”, disse.
O coordenador do MDS, Paulo Lima, reforçou a importância da atualização permanente.
“O Governo Federal dispõe de diversos programas sociais. Estar atualizado é essencial para orientar e facilitar o acesso da população a essas políticas”, explicou.
Além de profissionais de Mauá, participaram alguns técnicos das Prefeituras de Santo André e Rio Grande da Serra. O deputado estadual Rômulo Fernandes também esteve presente. O evento foi realizado no auditório Miguel Arraes, na Secretaria de Educação.
Fotos: Evandro Oliveira – PMM
