De 2021 a agosto de 2025, serviço municipal já ajudou mais de 4,4 mil pessoas a conquistarem emprego formal
A Casa do Trabalhador de Mauá vem se consolidando como um dos principais canais de acesso ao mercado de trabalho na região. Nos últimos quatro anos, o serviço ofertou 8.313 vagas e possibilitou a contratação de 4.463 pessoas, alcançando uma média de 53,7% de aproveitamento entre os candidatos encaminhados.
De 2021 a agosto de 2025, foram realizados 39.296 encaminhamentos para entrevistas, conectando empregadores e trabalhadores. Vale lembrar que para uma mesma vaga podem ser indicados diversos candidatos, ampliando as oportunidades de contratação.
O crescimento no número de encaminhamentos é expressivo: houve um salto de 89,5% no período, passando de 5.114 registros em 2021 para 9.694 em 2024. Somente no primeiro semestre de 2025, já foram 8.835 pessoas direcionadas a processos seletivos, número que sinaliza um novo recorde anual.
Apesar dos avanços, a taxa de conversão poderia ser ainda maior não fosse o alto índice de faltas de candidatos às entrevistas. Para reverter esse cenário, a Prefeitura tem investido em programas de qualificação profissional, ajustados às demandas reais do mercado, além de campanhas de conscientização sobre a importância do comparecimento.
Para o secretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, Elton Carvalho, os resultados confirmam que um centro público de intermediação de mão de obra tem papel essencial na construção de oportunidades, no resgate da autoestima e no desenvolvimento da cidade.
“A Casa do Trabalhador vai além da intermediação de vagas, é um instrumento de transformação social que resgata a autoestima, amplia as chances de empregabilidade e impulsiona o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Quanto mais aproximamos trabalhadores das empresas, mais consolidamos Mauá como um polo de oportunidades”, analisa.
A Casa do Trabalhador está situada na rua Jundiaí, 63, no Bairro da Matriz. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além de servir como facilitador para a empregabilidade, o equipamento oferece serviços como cursos de qualificação profissional, orientações jurídicas, cálculos trabalhistas e atendimentos relacionados ao mercado de trabalho.
Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Governo Federal e da Fundação Seade, apontam que Mauá acumula sucessivos meses de saldo positivo na geração de empregos formais. O desempenho coloca o município na 19ª posição do ranking estadual entre as cidades que mais criaram oportunidades com carteira assinada nos últimos 12 meses.
Fotos: Divulgação – PMM
