Servidores da Atenção Básica de Saúde de Mauá passam por nova capacitação

Treinamento reuniu cerca de 200 agentes comunitários e abordou geoprocessamento, cadastramento e territorialização

A Prefeitura de Mauá promoveu, nesta quinta-feira (28/08), no Centro de Formação de Professores Dr Miguel Arraes, a terceira etapa da capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) dentro do projeto “Processo Formativo na Atenção Básica: Qualifique-se”, lançado em abril deste ano. A atividade reuniu cerca de 200 profissionais.

O programa tem como objetivo aprimorar os processos de trabalho, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à população.

A capacitação foi conduzida por Elisabete Jose, coordenadora da Atenção Básica e idealizadora do projeto, que abordou temas como geoprocessamento em saúde, cadastramento, territorialização e mapeamento, com o uso de ferramentas digitais como Google Maps e Google Earth.

Segundo a secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, a fase atual é fundamental: “O tema geoprocessamento, que envolve o uso de tecnologias para mapear e analisar o território, identificando microáreas de atuação, domicílios, focos de doenças e populações em risco, é imprescindível para direcionar as ações dos ACSs.”

A coordenadora Elisabete Jose reforçou que a equipe está sendo preparada para a etapa prática.  “Estamos capacitando os profissionais para a fase de dispersão, quando será realizada a territorialização em campo. Esse processo permite identificar e analisar os territórios, delimitando as áreas de atuação das equipes de saúde, reconhecendo grupos, famílias e indivíduos, além dos determinantes sociais e fatores de saúde que os afetam. Com isso, conseguimos planejar e executar ações de promoção e prevenção com mais eficiência.”

Crédito da foto: Evandro Oliveira/PMM

Deixe um comentário