Evento foi realizado na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira e reuniu trabalhadores e seus familiares
Com plenário lotado e clima de emoção, os feirantes de Mauá foram homenageados nesta segunda-feira (25), em sessão solene na Câmara Municipal pelo Dia do Feirante. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, destacou a importância desses profissionais que levam alimento, tradição e cultura às famílias mauaenses.
De forma simbólica, 14 feirantes com mais de 40 anos de atuação foram chamados ao plenário para receber homenagens especiais. Todos os demais permissionários também foram contemplados com certificados que destacam a relevância do serviço prestado à população.
Entre os homenageados estavam Edson José da Silva, Eiko Tomita, Israel Fernandes, Jo Yamada, João de Cacio Carvalho, José Carlos Martins e sua esposa Odete Martins, Julio César Pereira, Maria das Graças dos Anjos, Solange Mendonça Gouveia, Takao Ogusku, Valdeir Correia de Brito, José Carlos de Abreu e Randal Moreira de Souza.
Em um dos momentos mais marcantes da noite, José Carlos de Abreu, feirante do ramo de pescados, agradeceu a homenagem e destacou os desafios enfrentados pela categoria.
“Quero agradecer a todos por este reconhecimento. Isso aumenta ainda mais o nosso compromisso com a população de Mauá. A concorrência com os grandes varejistas não é fácil, mas precisa ser enfrentada com bom atendimento e qualidade, e isso nós sabemos fazer”, falou.
Também emocionada, Solange Mendonça, que atua no comércio de bananas, ressaltou a valorização recebida.
“Quero agradecer a parceria com a Prefeitura e com as equipes de fiscalização. Está havendo um olhar diferente para nós. Nunca tivemos uma homenagem dessas. É simples, mas tem muito valor”, disse.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Hélio Tomaz Rocha, do deputado estadual Rômulo Fernandes e do vereador Rangel Souza, um dos autores da iniciativa. A chefe de seção, Maria Irani de Oliveira, e o coordenador, Marco Aurélio Silveira Grande, contatos permanentes da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional junto aos feirantes, também participaram das homenagens.
Números — Mauá conta atualmente com cerca de 300 permissionários, responsáveis por 35 feiras espalhadas pela cidade — 31 diurnas e quatro noturnas, voltadas à gastronomia. O setor gera aproximadamente mil empregos diretos e indiretos, em ramos como bananas, doces e salgados, frutas, verduras, legumes, pescados, utilidades domésticas, pastéis, temperos, ovos e lanches.
Fotos: Divulgação PMM
