Nardini reforça investimento em cursos e capacitação da equipe


O objetivo é desenvolver os colaboradores, por meio de conhecimento atualizado e habilidades para um atendimento de qualidade para a população

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, tem investido fortemente em cursos e treinamentos para suas equipes. Toda semana são promovidas aulas e palestras, abrangendo desde áreas técnicas e de procedimentos até temas motivacionais e de inteligência emocional.

O propósito é desenvolver cada dia mais os profissionais para lidar com diferentes situações no cotidiano hospitalar, garantindo equilíbrio e eficiência, mesmo sob pressão.

Momento de Sabedoria

Como parte desse esforço, a instituição promove até o final desta semana, o Momento de Sabedoria, um encontro especial dedicado à reflexão, aprendizado e troca de experiências que inspiram e fortalecem a jornada profissional e pessoal. Será uma oportunidade para recarregar energias, ouvir mensagens edificantes e reforçar processos de trabalho.

Capacitações técnicas

Entre os treinamentos realizados recentemente, destacam-se as capacitações em hipodermóclise, técnica que consiste na administração lenta de soluções no espaço subcutâneo, com absorção gradual pelo organismo; Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), uma das principais causas de mortalidade no país; transfusão sanguínea segura de hemocomponentes, fundamental para garantir qualidade e segurança no manejo do sangue e seus derivados; cuidados paliativos; morte encefálica e acidentes por serpentes, tema essencial para diagnóstico e conduta rápida diante de casos de envenenamento.

O conteúdo foi preparado pela equipe diretiva do hospital e está alinhado às diretrizes da Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que busca promover a atualização constante dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é oferecer atendimento mais ágil e eficaz, especialmente em casos de urgência e emergência.

Referência regional

Com 39 anos de existência, o Hospital Nardini é considerado o principal equipamento de saúde para atendimento do SUS em Mauá e é referência regional para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde da Caixa Econômica Federal, permaneceu fechado até 1986, quando foi reformado e aberto pelo Governo do Estado. Em 1990, passou à gestão municipal.

Hoje, a unidade ocupa 11.978 m², conta com aproximadamente 200 leitos e é mantida por recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para custeio dos serviços do SUS.

Deixe um comentário