Hoje é Dia destaca o respeito aos idosos, orgulho autista e refugiados

Confira as principais datas da semana entre 15 e 21 de junho.

A primeira efeméride desta semana é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, fixado no dia 15 de junho. Um problema que, infelizmente, só cresce. Em 2023 o país registrou 400 mil denúncias, quase 50 mil agressões a mais do que no ano anterior, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional, publicada em 2024. E as mulheres são a maioria das vítimas, escancarando o caráter de gênero do problema, como registra esta matéria da Agência Brasil, também do ano passado. Os vários tipos de violência a que estão expostas as pessoas idosas – física, psicológica, abandono, negligência e patrimonial – foram abordados no Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2023. O aumento das agressões a idosos também foi tema de um capítulo do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, exibido em 2023. 

Meio ambiente 

Em 17 de junho temos o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, data instituída em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que bilhões de hectares de terra estão degradados em todo o planeta, o que já afeta metade da população mundial. O combate à desertificação foi inclusive o tema da Semana do Meio Ambiente no ano passado, como destacou esta reportagem da Agência Brasil. Em 2023, pesquisadores alertaram que as regiões desertificadas no semiárido nordestino brasileiro têm intensificado a falta de chuvas, reforçando o ciclo de perda do bioma. Esse problema foi exposto nesta reportagem da Agência Gov. Por outro lado, o Brasil Rural, da Rádio Nacional, trouxe em 2019 uma entrevista esclarecedora sobre técnicas de reflorestamento para reverter a desertificação.

Inclusão 

Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, foi criado em 2005 no Reino Unido. A data propõe uma perspectiva que combate o estigma de doença, valoriza a neurodiversidade e reconhece as habilidades e talentos únicos das pessoas que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo. A Agência Brasil, em reportagem deste ano, destacou que a detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar das crianças com esta condição. O recém lançado podcast Vide Bula, da Radioagência Nacional, dedicou um capítulo para desmistificar o TEA. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, abordou a descoberta do autismo na vida adulta, em edição de 2023.

Contribuição japonesa

O dia 18 de junho é motivo de celebração para japoneses e brasileiros. É o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Foi nesta data, em 1908, que aportou no porto de Santos o navio japonês Kasato-Maru, trazendo os primeiros migrantes, que vieram trabalhar em lavouras de café no estado de São Paulo. Desde então, a comunidade de descendentes só cresceu. Hoje, o Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do país asiático. São cerca de dois milhões de pessoas. Todos os anos o Dia da Imigração Japonesa no Brasil é comemorado com várias atividades, como mostra esta reportagem da Agência Brasil, de 2021, esta da Radioagência Nacional, publicada em 2022, e estas edições dos jornais Repórter Brasil (2021) e Brasil em Dia (2019), da TV Brasil.

Religiosidade

Efeméride importante do calendário cristão, o dia de Corpus Christi é uma data móvel, celebrada sempre 60 dias após a Páscoa. Neste ano, cai no dia 19 de junho. A data simboliza a presença de Cristo na Eucaristia, que lembra a morte e ressurreição de Jesus. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Esta reportagem da Agência Brasil, publicada em 2024, mostra a celebração dos fiéis pelo Brasil, com destaque para a confecção dos tapetes. Esta tradição, trazida ao país pelos portugueses, também ganhou visibilidade nesta matéria da Radioagência Nacional, também de 2024, e nesta edição do jornal Brasil em Dia, da TV Brasil, de 2019.

Direitos Humanos 

Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de suas casas devido a perseguições, conflitos, violência e violação de direitos. O número de refugiados mais do que dobrou em dez anos, desde 2014. Para realçar a coragem, os direitos e as necessidades dessas pessoas, a ONU criou no ano 2000 o Dia Mundial dos Refugiados, fixado em 20 de junho. A Agência Brasil abordou o tema em reportagem de 2024. A responsabilidade dos países em proteger essas pessoas foi abordada em entrevista veiculada pelo Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2022. No Brasil vivem mais de 700 mil refugiados. Os desafios que eles enfrentam, inclusive, para conseguir emprego, foram abordados nesta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibido em 2021.

Cultura

Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho. Foi nesta data, em 1898, que o primeiro cineasta do país, Afonso Segreto, filmou a baía de Guanabara pela primeira vez, a bordo do navio francês Brésil. Ele retornava de uma viagem à Europa, onde fora aprender técnicas de filmagem e comprar equipamentos. O episódio foi contado em 2024 em edição do História Hoje, da Rádio Nacional, e em reportagem da Radioagência Nacional. Não podemos esquecer que 2025 foi um ano especial para o cinema brasileiro. O filme “Ainda estou aqui” conquistou, pela primeira vez na história, o Oscar de Melhor Filme Internacional, como mostra esta reportagem da Agência Brasil. E o longa-metragem “O agente secreto”, participando do Festival de Cannes, ganhou o prêmio de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e de Melhor Ator para Wagner Moura, como destacou esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil.

Agência Brasil de Notícias

Deixe um comentário