Evento oferece destinação correta para resíduos tecnológicos, promovendo sustentabilidade e conscientização ambiental
Na próxima quinta-feira (30), a Prefeitura de Ribeirão Pires realizará a primeira coleta de lixo eletrônico em formato drive-thru, das 9h às 17h, no ano. A ação ocorrerá no Paço Municipal, localizado à Rua Miguel Prisco, 308, no Centro. Este evento é uma oportunidade para que os moradores descartem resíduos tecnológicos de maneira correta e segura, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A rápida evolução da tecnologia gera uma quantidade significativa de resíduos eletrônicos, conhecidos como e-lixo. Com o constante lançamento de novos dispositivos, muitos produtos se tornam obsoletos rapidamente, resultando em acúmulo de equipamentos que, se descartados inadequadamente, podem causar sérios danos ao meio ambiente. Materiais como metais pesados e substâncias químicas presentes em aparelhos eletrônicos podem contaminar o solo e a água, representando um risco à saúde pública.
“O aumento do consumo e a rápida obsolescência dos produtos tecnológicos exigem que os municípios adotem soluções efetivas para o descarte desses resíduos. O drive-thru de Lixo Eletrônico é iniciativa que vai ao encontro dessa necessidade”, destaca o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação de Ribeirão Pires, Temístocles Cristofaro.
Durante o evento, os moradores poderão entregar diversos tipos de materiais eletrônicos, incluindo computadores, telefones celulares, TVs, eletrodomésticos, baterias, cabos e placas de circuito impresso. Uma equipe especializada estará à disposição para receber os itens, garantindo que sejam encaminhados para reciclagem ou descarte seguro, conforme as normas ambientais vigentes.
A coleta de lixo eletrônico em Ribeirão Pires é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que visa não apenas facilitar o descarte correto dos resíduos, mas também conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da responsabilidade ambiental.
*Agenda 2030 –* A coleta de lixo eletrônico promovida pela Prefeitura atende às metas da Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 6, 12,13 e 14.
*GCM de Ribeirão Pires detém dois menores de idade com moto adulterada*
_Jovens tentaram fugir, mas não conseguiram; placa da motocicleta foi modificada de maneira grosseira_
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires apreendeu dois menores de idade que conduziam uma moto com placa adulterada, na Rua Guatapará, Jardim Serrano.
Conforme informações da Guarda, equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) estava em patrulhamento pelo local, quando avistou dois jovens a bordo de uma motocicleta. Os indivíduos tentaram fugir ao ver a GCM.
Durante a tentativa de fuga, que foi acompanhada pela ROMU, os dois perderam o controle do veículo e se chocaram contra um muro. A equipe da Guarda prontamente realizou os primeiros socorros, levando os dois suspeitos à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia.
No local, foram examinados, medicados e receberam alta médica. Nesse momento, a GCM decidiu conduzir os dois jovens à Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, onde foram ouvidos pela autoridade. O delegado também exigiu a presença dos responsáveis dos dois menores.
Chamou a atenção da GCM e da Polícia o fato de a adulteração da placa da moto ter sido realizada de modo grosseiro. Dessa forma, ambos foram enquadrados no artigo 311 do Código Penal, adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
