Além de sua presença no cenário artístico, Gilmar foi entrevistado recentemente no Podcast Tempo Real, onde falou sobre sua trajetória, desafios na carreira e seu papel como crítico social por meio da arte. O cartunista é autor de dez livros, sendo cinco adotados em bibliotecas públicas, reforçando seu legado e influência no campo dos quadrinhos e do humor gráfico.
O cartunista Gilmar Machado, conhecido no meio artístico como Gilmar, conquistou o Grande Prêmio no 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos eventos mais importantes do humor gráfico mundial. Com uma obra que critica o desrespeito aos povos indígenas e a destruição das florestas durante o governo de Jair Bolsonaro, o artista também garantiu o primeiro lugar na categoria cartum.
A premiação, realizada no último sábado (31), reuniu 229 artistas de 23 países, com 453 trabalhos inscritos nas categorias charge, caricatura, tiras/HQ e esculturas. A peça vencedora de Gilmar, publicada originalmente em 2019 em suas redes sociais, aborda questões ambientais no Brasil, destacando o impacto das políticas do primeiro ano da gestão Bolsonaro. “Fiquei muito surpreso com essa vitória, que veio num momento importante para minha carreira e minha vida”, comentou o artista.
Gilmar, que enfrenta atualmente um processo judicial movido pelos músicos Roger Moreira e Marcos Kleine, da banda Ultraje a Rigor, por uma charge que os retrata de forma satírica, destaca o peso emocional que essa ação tem trazido. “Esse prêmio vem como um estímulo em meio ao desgaste emocional causado por essa situação”, declarou.
O cartunista, que mora em Santo André, também refletiu sobre sua carreira marcada por críticas sociais e políticas. “Minha formação veio da imprensa sindical, no Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, onde aprendi tanto como cartunista quanto como pessoa”, contou. Com mais de quatro décadas de atuação, Gilmar iniciou sua carreira no jornal A Voz de Mauá em 1984 e acumula prêmios como o Troféu HQ Mix e o Prêmio Vladimir Herzog.
Imagem de destaque: Instagram
Veja entrevista de Gilmar no Podcast Tempo Real
