Márcia Maria Gomes da Cruz – (Márcia Coletiva de Mulheres) é uma reconhecida militante pelos direitos das mulheres e desempenha um papel central na Mandata Coletiva de Mulheres, onde atua como representante institucional. Mãe de duas meninas, Marcia tem uma longa trajetória de lutas pela justiça social e igualdade de gênero na região do ABC Paulista.
Durante seu mandato, Marcia destacou-se por ser uma das duas únicas vereadoras que votou contra a taxa do lixo, demonstrando seu compromisso com os interesses da população. Como única oposição verdadeira na Câmara Municipal, Marcia tem sido uma voz firme e incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores e das mulheres.
Um dos momentos mais marcantes de sua atuação foi sua luta contra o decreto que diminuía a frota de ônibus, uma medida que estava em vigor desde a pandemia de Covid-19 e que impactava negativamente os trabalhadores. Marcia falou incansavelmente em todas as sessões da Câmara, até que o decreto fosse finalmente derrubado, garantindo assim que os trabalhadores tivessem acesso ao transporte público necessário para suas atividades diárias.
Além dessas importantes conquistas, a Mandata Coletiva de Mulheres, liderada por Marcia, foi responsável pela implementação da Semana Marielle Franco e pela criação do programa de educação continuada contra violência doméstica e de gênero, ações que reforçam o compromisso da coletiva com a justiça social e a promoção dos direitos humanos.
Marcia também foi umas das mulheres trouxe o curso Promotora Legal Popular (PLP) em Ribeirão Pires, capacitando mulheres da comunidade a se tornarem defensoras dos direitos humanos e agentes de transformação social. Sua atuação incansável na Frente Regional de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica do ABC fortalece ainda mais sua luta por um mundo mais justo e igualitário.
Juntas, Marcia e a Mandata Coletiva de Mulheres que somam a ela capacidades e opiniões continuam a inspirar e mobilizar a comunidade, deixando um legado de resistência, inclusão e progresso.
