O tucano tem a missão de levar a diante o legado construído pelo prefeito Paulo Serra ao longo de dois mandatos.
1 – JTR: Gilvan como você avalia essa pré-campanha e a aceitação do eleitor?
Gilvan: Estamos muito felizes com a recepção da população em todos os lugares que visitamos, as pessoas reconhecem os avanços que tivemos nos últimos sete anos e meio da gestão do prefeito Paulo Serra e entendem que a minha pré-candidatura significa a continuidade deste trabalho. Optamos por rodar a cidade levando o processo de escuta pública chamado Santo André da Gente para todos os territórios do município, algo que fazemos desde 2015, na primeira eleição para a prefeito do Paulo Serra, ouvindo as demandas das pessoas e incluindo o andreense na elaboração do nosso plano de governo. A participação da população mostra que estamos no caminho certo.
2 – JTR: Você já sabia que seria o escolhido para a sucessão de Paulo Serra? Como foi esse processo?
Gilvan: Faço parte do governo do prefeito Paulo Serra desde o início e passei por diversos cargos estratégicos como Secretário de Planejamento e Licenciamento, Diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diretor de Controle Urbano, Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Geração de Emprego, além de ter sido superintendente do Semasa, Secretário de Saúde e Secretário de Ações Governamentais. O processo de escolha do sucessor foi feito de forma cuidadosa pelo prefeito que ouviu a base aliada antes de decidir. Somos um time e o prefeito é o capitão. Soube que seria o escolhido em maio, logo quando fui anunciado como o pré-candidato. Fiquei muito orgulhoso por ter sido o indicado e feliz por poder conduzir esse processo ao lado do prefeito, que sempre foi uma inspiração.
3 – JTR: Como você lidou com a questão dos outros postulantes que estavam na disputa e nos outros grupos que compõem o governo?
Gilvan: O processo de escolha do sucessor foi conduzido de forma muito tranquila pelo prefeito Paulo Serra, que tomou a decisão com apoio da base aliada. Fui o escolhido como podia ter sido outro do nosso time. O importante é mantermos a base unida para continuarmos transformando a vida dos andreenses.
4 – JTR: O que está bom e o que pode melhorar na cidade?
Gilvan: O prefeito Paulo Serra tem a gestão mais bem avaliada da história de Santo André e isso é reflexo de uma administração impecável, que pegou a cidade com equipamentos públicos caindo aos pedaços, literalmente, e entrega com mais de R$ 1,5 bilhão de investimento público. Foram muitos desafios superados nesses últimos sete anos e meio. Logo no início da gestão o prefeito precisou fechar sete unidades de saúde porque elas estavam em péssimas condições e representavam risco para os usuários e trabalhadores, foi um período difícil que vencemos para chegar ao último ano da gestão com 48 equipamentos de saúde entregues ou reformados. É preciso lembrar das obras viárias muito importantes para a mobilidade da cidade, como a duplicação do Viaduto Adib Chammas, os mais de 400 quilômetros do programa Rua Nova, o programa Banho de Luz que levou lâmpadas de LED para todos os bairros da cidade, os investimentos na construção de dez novas creches e o resgate de símbolos históricos do município como a reforma do Teatro Municipal, do Teatro Conchita de Moraes e o Cine Teatro Carlos Gomes, sendo que esse último ficou fechado por 14 anos. Fizemos muitas coisas que melhorou muito a vida dos andreenses. Mas sabemos que uma cidade grande como a nossa requer investimentos constantes e nossa pré-candidatura representa a continuidade deste trabalho que transformou Santo André. Ainda há muito o que se fazer, muitas obras para sair do papel e o nosso planejamento é poder entregar tudo que não deu tempo de ficar pronto nas duas gestões do prefeito Paulo Serra, que foi prejudicada pelos dois anos de pandemia.
5 – JTR: Se eleito como fica a questão do Consórcio? Santo André volta a fazer parte?
Santo André não deixou de fazer parte do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, pelo contrário, o prefeito Paulo Serra sempre foi um grande incentivador da atuação coletiva entre os sete municípios da região. Nossa linha de pensamento é a mesma e queremos fortalecer cada vez mais o Consórcio.
6 – Quais suas considerações finais?
Gilvan: Quero agradecer o espaço concedido e dizer para o munícipe de Santo André que a minha pré-candidatura significa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Paulo Serra, a quem eu tenho o orgulho e a satisfação de chama de amigo, além de ser um exemplo de gestor. Faço parte da equipe do governo desde o início, conheço muito bem todas as estruturas do Executivo, tenho um ótimo relacionamento com o Legislativo e me sinto preparado para assumir novas responsabilidades. Quero continuar a colocar em prática programas sociais que tenham como meta cuidar da nossa gente, gerando uma cidade cada vez mais justa e igualitária, sempre no trilho do desenvolvimento e do crescimento.
