Pré-candidato ao governo municipal esteve em entrevista no podcast Jornal Tempo Real e assegurou estar pronto para garantir o crescimento do município
Redator: Bruno Coelho
Pré-candidato a prefeito e vereador de Santo André, Eduardo Leite (PSB) afirmou que o próximo governante municipal precisa ter experiência para lidar com o endividamento da cidade, sem prejudicar os serviços públicos e aumentar a tributação perante a população. Em entrevista ao podcast Jornal Tempo Real na noite desta terça-feira (2), o futuro prefeiturável assegurou que está preparado para o desafio de comandar o município e possui currículo de três décadas na vida pública.
Sabatinado pelos entrevistadores Luiz Antonio Floriano e Lamartine Dourado, o pré-candidato ao Paço andreense destacou que, se eleito em outubro, buscará fortalecer o setor industrial e o desenvolvimento econômico da cidade. Eduardo Leite citou a proximidade com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (ambos do PSB) para alavancar o setor no município, visando aumento na geração de emprego e receita ao erário.
“Hoje, uma das coisas que considero mais importante é retomar e impulsionar o desenvolvimento econômico de nossa cidade, para permitir o aumento de nossa arrecadação sem prejudicar a população com aumento de imposto. A gente se depara com uma cidade endividada, com 90% do nosso orçamento comprometido com despesas correntes, isso segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que apontou Santo André como a segunda mais endividada”, ponderou.
Segundo relatório preliminar do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), referente a abril deste ano, Santo André se enquadra entre os municípios com “grande quantidade de alertas de vários tipos diferentes”. O levantamento apontou que dos R$ 3,6 bilhões em receita, mais de R$ 3,2 bilhões estão comprometidos com despesas correntes líquidas, onerando 89,29% dos cofres municipais.
A Prefeitura de Santo André também recebeu outros alertas, ao apresentar percentual de aplicação desfavorável às diretrizes previstas no artigo 212 da Constituição Federal, que estabelece a destinação de 25% no mínimo, da receita resultante de impostos do município, para a Educação. O TCE-SP solicitou que o governo municipal atenda aos apontamentos, a fim de evitar possíveis sanções da corte.
Eduardo Leite ainda avaliou que a polarização entre o petismo e o bolsonarismo não deve pesar na eleição municipal em Santo André e que um prefeito precisa dialogar com todos os lados, independentemente da cor partidária. Dessa forma, o pré-candidato assegurou que caso seja o próximo prefeito, terá uma gestão próxima ao governador Tarcísio de Freiras (Republicanos) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visando recursos para a cidade.
‘Estou pronto para fazer melhor em Santo André’
Em seu terceiro mandato como vereador em Santo André, Eduardo Leite destacou estar preparado para ser o próximo prefeito, sucedendo ao atual chefe do Executivo, Paulo Serra (PSDB). Filho do ex-vereador da cidade por 16 anos, Antonio Leite, falecido em 2023, o parlamentar citou as participações de episódios históricos na política nacional, como as “Diretas Já” em defesa das eleições diretas e o “Fora Collor”, pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo.
“Desde criança, participo da vida política da nossa cidade. Ao longo desses três mandatos como vereador, adquiri muita experiência, conheci de perto os problemas do município, pude propor muitas políticas públicas, acompanhei de perto todas as gestões, dando sugestões e viabilizando projetos importantes na Câmara. Então venho me preparando, de um histórico familiar e da minha própria trajetória”, disse o pré-candidato.
Ex-diretor-executivo da 38º subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André, o futuro prefeiturável pelo PSB avaliou que a cidade tem potencial imenso para o crescimento. “Temos posição geográfica privilegiada, uma universidade federal importante para o nosso desenvolvimento, desde que o Poder Público faça parceria. Esse potencial nos permite ter esperança de que vamos superar esse momento de endividamento e que vai conseguir avançar, consolidando o que deu certo e seguir evoluindo, porque precisamos acreditar que as coisas podem ser melhores e estou pronto para fazer melhor em Santo André”, assegurou.
A entrevista completa de Eduardo Leite, em que explicou mais políticas públicas para Santo André ao podcast Jornal Tempo Real, está à disposição pela plataforma do YouTube.
