Na noite desta quinta, 16 de maio de 2024, na Câmara Municipal de Mauá, foi realizado oficialmente o lançamento do Projeto Espaço Cuidar, sendo o mais novo trabalho do Instituto Maria Mercês. O intuito do novo projeto é a Prevenção e o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, trabalho no qual a cidade de Mauá já é referência, uma vez que já atua na promoção do cuidado, da atenção e do atendimento às necessidades de diversas famílias do município. Indo além do Instituto em si, as Secretarias do Município também trabalham em escolas dialogando para que esse incentivo se espalhe e para que as ações sejam incentivadas.
O lançamento deu início com uma das Co-Fundadoras e porta-vozes do Instituto Maria Mercês, Noeme Ferreira, apresentando os colaboradores do projeto, assistentes sociais, secretárias, psicólogas, a presidência da ONG de Mauá, além do Conselheiro Tutelar, Rafael Bezerra Gomes, o Vereador, Samuel Enfermeiro, Senhor Michel Chaves representando a Deputada Tabata Amaral, Sebastião Sobrinho representante da Secretaria de Assistência Social do Município e a Senhora Vera Escudeiro, Secretária de Desenvolvimento Econômico. Fátima Grana, Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Regina Aparecida Gate, Gerente de Proteção Social de Alta Complexidade, da Secretaria de Assistência Social de Mauá; Ingrid Machado representando Dr. Chello Piero. Senhora Marisa Reinoso Abreu, Secretária de Assistência Social do Município de Ribeirão Pires. Senhora Ana Maria, Presidente da ONG Mulheres de Mauá, a Equipe Técnica do Instituto Maria Mercês e do Projeto Cuidar – Caroline Fernandes – Assistente Social; Vaine Santana Fontes, Psicóloga; Ingrid Silva Lima – Psicopedagoga; Maria Barra – Psicóloga André Silva; Hebert Nery – Educadores do Projeto Jovens conectados; Lucas Luan e Beatriz Santos – Equipe de Comunicação Digital.
A Orquestra Locomotiva de Mauá abriu o evento com seus jovens instrumentistas apresentando seus talentos. Nela, participam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O Projeto conta com Polos nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, moradores de regiões consideradas de altíssima vulnerabilidade social o projeto que potencializa habilidades e revela talentos por meio da participação comunitária e da produção musical.
A Co-Fundadora, porta-voz e Assistente social do Instituto Maria Mercês, Miriá Ferreira, que está à frente do Projeto Cuidar, falou com maestria apresentando o novo trabalho: “Que esse projeto seja o farol que guia nossos esforços para criar um ambiente seguro onde a inocência e a alegria dos nossos jovens e de nossas crianças possam florescer longe de qualquer perigo”. O Projeto Cuidar é muito mais que uma iniciativa, é um chamado a ação. A importância de proteger nossas crianças e os nossos jovens não pode ser subestimada. “Estamos aqui para lançar uma luz sobre um assunto que, muitas vezes, é deixado nas sombras; para educar, formar e empoderar a nossa comunidade, por ser um tema sensível, nós percebemos que as pessoas têm dificuldade de falar dele.” Miriá ainda complementa deixando claro que “A segurança de nossas crianças e adolescentes é prioridade absoluta”.
O Projeto é 100% financiado por meio de Emenda Parlamentar Federal, destinado pela Deputada Federal Tábata Amaral e conta com a parceria e apoio do Governo Municipal por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e do Conselho tutelar. Além dos atendimentos, estamos realizando palestras nas escolas pelos profissionais do Projeto Cuidar. Durante todo atendimento a criança ou adolescente vítimas de abusos, um familiar ou responsável legal também será atendido e estará presente. É necessário o acompanhamento familiar de um responsável para entender melhor a situação e, caso seja necessário, para estender o atendimento também ao responsável. Durante a fase de chegada, acolhimento, jovens e crianças são direcionados para o psicólogo e assistente social e após direcionado para sessões psicológica para tratamento inicial e, também com o psicopedagogo para acompanhamento.
O Conselho tutelar do Município de Mauá festeja esse novo Projeto, pois auxilia muito na demanda que recebem diariamente. “Essa questão do lançamento do Espaço Cuidar vem de encontro com nossa necessidade. Nós, do conselho Tutelar, atendemos diariamente casos de abuso e violência sexual infantil com adolescente e criança, e muitas vezes nós tínhamos uma limitação de não ter pra onde encaminhar, até tínhamos pra onde encaminhar, porém era um serviço limitado, que muitas vezes a gente não tinha um retorno, um acompanhamento desse adolescente e dessa criança, hoje o Espaço Cuidar veio suprindo essa nossa deficiência que é: nós termos acesso desse andamento, como está sendo feito o acompanhamento dessa criança e desse adolescente e como está sendo a evolução pra zerar todo esse trauma que eles passam”, diz Rafael Bezerra Gomes, Conselheiro Tutelar.
Os dados mostram os números de crianças vítimas, sendo 71.867 queixas de imagens e exploração sexual infantil na internet, 77.300 denúncias de violência contra criança via disk 100 no ano de 2023, mais de 60% das vítimas de estupro no Brasil têm até 13 anos e 70% acontecem dentro de casa. Esse levantamento realizado mostra um grande número nas cidades do ABC, inclusive em Mauá.
Os projetos do Instituto Maria Mercês:
- Maria Maria Culinária Maria Maria Beleza (Formação e apoio a mulheres empreendedoras)
- Jovens Conectados
- Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos – Fortalecendo Laços
- Programa Geração do Futuro – Jovem Aprendiz
Além do serviço de apoio a Adoção com o Projeto Revelar. E agora, aproveitamos para anunciar o Projeto Equilíbrio, que está fase de aprovação documental, para ajudar crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade e misto ansioso e depressivo.
PROJETO ESPAÇO CUIDAR: Atendimento para as vítimas: Segunda a sexta, das 9h às 17h, Psicólogos, Psicopedagogas e Assistente social.
Informações: (11) 4544-9267 e (11) 91467-5285
E o Disk 100 para denúncias.
Fonte: SaferNet e Disk 100 do Governo Federal.
Por Claudia Chagas
Jornalista
