Esta situação pode gerar insegurança nos moradores da cidade, com a perda de representatividade na Assembleia Legislativa.
Alexandre Pereira, segundo mais votado pelo partido, não obteve expressividade em Mauá e não enviou emendas para a cidade durante seu mandato como deputado estadual.
Conforme o jogo político em Mauá vai ganhando forma, algumas figuras, anteriormente desconhecidas no município passam a entrar no cenário local e estadual, é o caso de Alexandre Pereira (SD), atual presidente estadual do Partido e suplente do Deputado Estadual e Pré-candidato à prefeito de Mauá Atila Jacomussi. Caso Atila vença as eleições municipais, Alexandre assumirá a cadeira.
Na política, laços familiares muitas vezes desempenham um papel significativo, abrindo portas e moldando trajetórias. Este é o caso de Alexandre Pereira, filho do renomado líder sindical Paulinho da Força, que ocupou o cargo de deputado estadual em 2018. No entanto, com forte atuação em Jundiaí, e em outras cidades, Alexandre Pereira não tem uma presença estabelecida no município de Mauá, tampouco na região do ABC, fato que pode gerar insegurança nos moradores da cidade, com a perda de representatividade na Assembleia Legislativa.
Nas eleições de 2022, Alexandre Pereira não conseguiu se eleger como deputado estadual pelo Solidariedade, partido ao qual está filiado, recebendo um total de 47.532 votos, tornando-se o segundo mais votado pela legenda. No entanto, em Mauá, sua votação foi bastante discreta, com apenas 80 votos.
Enquanto ocupou o cargo de deputado estadual entre os anos de 2019 e 2022, Alexandre Pereira não enviou nenhuma emenda parlamentar para Mauá, nem mesmo durante a pandemia causada pelo coronavírus, fato que pode gerar questionamentos sobre sua representatividade na região.
Por outro lado, é importante ressaltar a história política de seu pai, Paulinho da Força, figura de destaque no cenário sindical brasileiro. Sua trajetória inclui liderança em importantes movimentos trabalhistas e sindicais, assim como sua atuação política, tendo ocupado cargos como deputado federal e estadual, lutando pela causa dos trabalhadores.
