Atividade integra a programação especial da Estância em celebração à divindade, que conta ainda com ato religioso que será realizado na Vila do Doce, a partir das 10h, no próximo domingo (28)_
A Câmara Municipal de Ribeirão Pires promoveu, na última terça-feira (23), a sessão solene em celebração ao Dia Municipal de Patacori Ogum. A data foi oficializada no calendário de eventos municipais pela Lei nº 6.628/2021.
Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a cerimônia contou com a presença de componentes das religiões de matrizes africanas, convidados e munícipes. Também participaram a vereadora Márcia Gomes da Mandata Coletiva de Mulheres (presidente da sessão) e líderes religiosos integrantes da Comissão Patacori Ogum: Profª. Drª. Elizabete Umbelino de Barros (coordenadora da comissão); Mãe Adriana D’Omulú, Coordenadora Nacional de Mulheres FONSANPOTMA; Mãe Rubiana Santos Cota (membro da comissão); Pai Cristiano de Oyá (membro); Mãe Andrea Gomes (membro); Pai Henrique de Oxumaré (membro); Pai Alexandre de Obaluyaê (membro); além do convidado especial da cidade de Santo André, Tata Kafunkeomim.
*Programação especial –* No próximo domingo (28), a partir das 10h, a praça central da Vila do Doce recebe ato religioso com Padê de Exu e louvação a Ogum. À seguir, às 12h, será realizado cortejo e caminhada até o Complexo Ayrton Senna.
O evento é realizado pela Comissão Patacori Ogum, antiga LIREMARP (Lideranças Religiosas de Matrizes Africanas de Ribeirão Pires), com apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria da Igualdade Racial.
*A entidade -* Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Orixá do ferro, dos agricultores, da guerra, dos caçadores, da tecnologia. É ligado à criatividade e à transformação. Ogum é o patrono dos soldados e o Orixá da abertura dos caminhos.
