Nesta edição começamos com o pré-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani do PSB.
JTR: Akira, recentemente foi publicada uma pesquisa na qual você aparece com larga vantagem na disputa ao Paço Municipal de Rio Grande. A que você atribui essa expressiva vantagem?
AA: Acredito que são duas situações, a primeira é que a pesquisa expressa o sentimento da população em relação a atual política da nossa cidade, quanto a necessidade e anseio de mudanças nas eleições desse ano. A segunda, é o trabalho e esforço de todo um time, que não se resume apenas nos nossos voluntários ou pré-candidatos, mas a todos que diariamente nos ajudam, seja no seu comércio, no seu trabalho, no diálogo com a família e amigos. Foi assim que chegamos a esse resultando, lembrando que ainda não colocamos a nossa pré-campanha, de fato, nas ruas.
JTR: Com a vantagem nas pesquisas você pretende atrair novos apoios? Já tem ideia de vice? Vai ser Chapa Pura do PSB?
AA: A ideia é continuar a construção com muita humildade e pé no chão. A pesquisa expressa um sentimento do momento, então temos que continuar o trabalho, agregando nomes que de fato possam contribuir com o projeto do nosso grupo. A questão do vice, está em construção, nada definido mas caminhando bem, como ótimos nomes, indo de encontro com a mudança que a cidade pede. Provavelmente iremos compor com outro partido a vice.
JTR: O que você atribui à desaprovação da administração nas pesquisas?
AA: Primeiro que a atual gestão mesmo fazendo parte desde o início do mandato do Geladeira, não chegou ao executivo pelo voto da população, mas através de uma situação que atrasou a cidade, que foi o impeachment.
Segundo, é o péssimo trabalho feito frente ao desenvolvimento do município. tudo andou para trás. Não tem nada que podemos elogiar dessa gestão.
JTR: O que está bom, mas pode melhorar em Rio Grande?
AA: Nada está bom na questão política/administrativa. Temos um povo trabalhador que sofre todos os dias pela ausência de políticas públicas que de fato faça a diferença na vida de quem vive aqui.
JTR: Como você espera que seja a disputa ao executivo?
AA: Como toda eleição, não será fácil. Iremos respeitar a força de todos os candidatos e trabalhar levando propostas que de fato possam transformar e resgatar a autoestima da população.
JTR: Suas considerações finais?
AA: Rio Grande da Serra sofreu muito com a última escolha a prefeito da cidade.
Com o impeachment, a cidade anda pra trás em todos os sentidos, mas principalmente, na política e no desenvolvimento.
Temos uma população que ama viver aqui, mas está desacreditada na política. Por isso temos como missão mostrar que é possível fazer uma politica que de fato alcance os bairros, que leve dignidade e qualidade de vida a todos, afinal, esse é o poder da política, levar transformação a população que aqui vive. Temos que preparar a nossa cidade para o futuro e essa é a nossa missão.
Ricardo Akira Ono Auriani
Casado com a Letícia e pai do Hiro
Empreendedor desde os 21 anos de idade. Atualmente trabalho como prestador de serviços, investidor e gestor público;
Idade 38 anos;
Morador de Rio Grande da Serra;
Nasci em São Bernardo do Campo;
Formação profissional / Acadêmica
Formado em Administração de empresas pela ESAGS-FGV com extensão em Gestão do Terceiro Setor pela JICA Yokohama, cursando MBA em cidades inteligentes pela FEA/USP.
Foi eleito vereador para a gestão de 2017 a 2020 pela cidade de Rio Grande da Serra.
Em 2020 disputou as eleições municipais para Prefeito, tendo 8.225 votos, ficando em segundo lugar por uma diferença de pouco mais de 400 votos.
Como gestor público, trabalhou na prefeitura de Rio Grande da Serra, nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Obras e Planejamento e no Gabinete do Prefeito.
Atuou também no Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.
