A cada dia, mais pessoas são vítimas de golpes variados que causam grande transtorno e muitas vezes prejuízos irreparáveis.
Além de questões burocráticas, não é demais afirmar que os golpes trazem uma grande carga de estresse psicológico às vítimas, que pode perdurar por anos e necessitar de ajuda especializada para o tratamento.
Por isso, é tão relevante que as pessoas saibam identificar os mais comuns e com maiores volumes de registros de boletins de ocorrência, para evitar cair em fraudes e orientar seus familiares e amigos.
Um deles é o chamado “GOLPE DO MOTOBOY”. Mas você sabe como funciona?
Inicialmente, o golpista liga para o cliente, se fazendo passar por uma instituição financeira, afirmando ser um funcionário e informa que o cartão da pessoa foi clonado.
Para deixar o cliente ainda mais desesperado, afirma que foram realizadas compras de valores extremamente altos e que será necessário o bloqueio imediato do cartão.
Assim, o golpista solicita a senha do cartão e orienta o cliente a cortá-lo, mas sem danificar o chip.
Após, diz que o banco enviará um motoboy para buscar o chip no domicílio do cliente, momento em que também conseguem o endereço residencial da vítima.
O motoboy que, claramente, é um dos criminosos, dirige-se ao local para buscar o “Chip”.
Nesse momento, o golpe do motoboy foi aplicado com êxito, uma vez que é possível realizar compras com o chip intacto.
Caso seu cartão vença ou seja bloqueado, corte-o em pedaços, principalmente o chip, antes de jogar fora. É muito importante que o chip esteja completamente danificado para não se comunicar com qualquer tipo de maquininhas.
Importante esclarecer que nenhum banco ou instituição financeira liga para o cliente e pede informações pessoais, tampouco envia motoboy para retirar seu cartão. Por isso, se você atendeu um número desconhecido e deu de cara com essa conversa, desligue! Pode ser golpe!
Se você mesmo assim for vítima de um golpe como este, é imprescindível o registro do boletim de ocorrência e a procura de um profissional especializado para te ajudar!
“Procure sempre um Advogado para saber os seus direitos.”
Andreia Paiva Monteiro
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Direito e Processo do Trabalho, Direito e Processo Civil, Direito Imobiliário, Contratos, Membro da Comissão de Conciliação e Mediação, Comissão de Direito Imobiliário, Subseção Mauá.
