Mauá abre inscrições para candidatos na eleição para 37 Conselhos Gestores em Saúde

O mandato é para o biênio 2024/2025

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta terça-feira (15/08) as inscrições para os interessados em concorrer na eleição para os 37 Conselhos Gestores que atuam nos serviços oferecidos no município. As inscrições seguem até o dia 27/10/23. A eleição para os Conselhos Gestores de Unidades de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS) é prevista na Lei n° 8.142, da Constituição Federal.

A eleição será no dia 25 de novembro, das 8h às 16h, nos próprios serviços. Este processo eleitoral é realizado a cada dois anos, para eleger 148 conselheiros, já que são quatro em cada serviço.

Os interessados podem se inscrever nos 37 serviços disponíveis na cidade: 23 unidades básicas de saúde, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas, CAPS Adulto e CAPS Infantil), no Centro de Referência em Saúde (CRS), no Hospital Nardini, no Centro de Especialidades Médicas de Mauá (Cemma), no Centro de Referência em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CRSMCA), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Estes últimos consideram entidades representativas em sua formação.

Cada Conselho Gestor tem representação de dois usuários, um trabalhador e um gestor do respectivo serviço de saúde. Os inscritos devem apresentar documento com foto e carteira de vacina atualizada. No caso dos candidatos interessados em representar os usuários devem apresentar também um comprovante de residência, porque devem morar próximo ao serviço onde vão concorrer.

A eleição para o Conselho Municipal de Saúde será em plenárias nos dias 27 e 28 de novembro, na Secretaria de Saúde. A composição do CMS tem usuários, gestores e trabalhadores em saúde na cidade.

Mais informações, com a equipe da Sala de Controle Social do SUS, na Secretaria de Saúde, à avenida Capitão João, 2301, na Vila Vitória ou pelo telefone 4512-1581.

Deixe um comentário