Atualmente, muitos golpistas se utilizam das redes socias para tirar proveito de pessoas honestas e que querem adquirir um bem através de leilão, por muitas vezes o valor estar mais acessível.
Esses golpistas, costumam utilizar a logomarca, o nome e dados de instituições bancárias, empresas idôneas, e até mesmo órgãos públicas como Tribunais Trabalhistas, Receita Federal e outros.
Deseja adquirir algum bem através de leilões online, mas tem medo de sofrer um golpe?
Confira 3 dicas fundamentais para proteger seus interesses e não sair no prejuízo:
DICA 1: Pesquise e verifique a reputação do local.
Antes de participar de qualquer leilão virtual, faça uma pesquisa minuciosa sobre a empresa ou plataforma envolvida.
Procure por comentários de outros usuários e avalie o histórico de transações – essas informações ajudarão a identificar possíveis indícios de fraude.
DICA 2: Desconfie de ofertas extremamente tentadoras.
Fique atento a ofertas excessivamente vantajosas ou preços muito baixos. Lembre-se de que, na maioria das vezes, os preços no mercado são determinados pela lei da oferta e da demanda.
Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é!
DICA 3: Leia os termos e condições com cuidado.
É preciso ficar atento a esse documento fornecido pela plataforma. Certifique-se de compreender todas as cláusulas contratuais e as garantias oferecidas.
Se mesmo com os cuidados acima você for vítima de um golpe, a primeira coisa a fazer é registrar a ocorrência junto à Delegacia de Polícia do seu Estado.
Logo após, entre imediatamente em contato com o seu Banco para bloquear a transação efetuada e peça todas as informações da conta para qual foi destinado o valor. Não esqueça de marcar o numero do protocolo, horário e a pessoa que lhe atendeu.
Salve todas as conversas que teve com o possível estelionatário, seja por WhatsApp, e-mail, SMS ou qualquer outra forma utilizada, bem como o site que você acessou e o bem escolhido, tudo são provas e pode lhe ajudar a recuperar o valor investido.
“Procure sempre um Advogado para saber os seus direitos.”
Andreia Paiva Monteiro
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Direito e Processo do Trabalho, Direito e Processo Civil, Direito Imobiliário, Contratos, Membro da Comissão de Conciliação e Mediação, Comissão de Direito Imobiliário, Subseção Mauá.
