Além de fortalecer CPTR, administração municipal já realizou dois feirões que encurtam a distância entre trabalhadores e empresas
Ajudar pessoas da cidade a voltarem ao mercado de trabalho, também é um objetivo da Prefeitura de Mauá, por isso, desde 2021, a gestão do prefeito Marcelo Oliveira reestruturou a secretaria de Trabalho e Renda e Empreendedorismo, reforçando, inclusive o papel do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) em captar vagas e intermediar o acesso de quem procura uma oportunidade.
Em pouco mais de dois anos e meio, um total de 1904 pessoas de Mauá conseguiram uma vaga de emprego, seja por meio do CPTR ou dos dois feirões promovidos pela Prefeitura. Os dados podem ser ainda maiores, pois nem todas as empresas informam se o processo seletivo foi encerrado e a contratação feita.
O segundo Feirão do Emprego, promovido em maio deste ano, atraiu mais de 3 mil pessoas e foram realizados 2829 encaminhamentos, alguns saíram com processos seletivos para mais de uma empresa. Gabriel Paes Gonçalves, morador do Jardim Oratório, foi uma dessas pessoas. “Cheguei na fila era umas 6h20 da manhã. Até ouvi que esse negócio de feirão não dava certo, mas não desisti. Saí de lá com alguns encaminhamentos. Fiz uma entrevista na segunda-feira seguinte e outra na terça, mas assim que recebi o retorno da MIC (metalúrgica localizada no Sertãozinho), decidi aceitar e já estou trabalhando”, contou ele nesta terça-feira.
Quem também conseguiu a tão sonhada oportunidade foi o Giovane Augusto do Parque das Américas. “Estava há mais de nove meses desempregado, entregando currículos, entrando em site. Quando fiquei sabendo do feirão, resolvi participar. No começo, até achei que não ia conseguir, peguei a senha pra lá de 1500, fui persistente e graças a Deus estou aqui. Esse evento mudou a minha vida e, com certeza, a de muita gente”, disse.
O prefeito Marcelo Oliveira visitou a empresa para desejar boa sorte aos novos contratados e agradecer a participação dos empregadores no evento. “Fico feliz e gratificado também, pois estamos ajudando a inserir as pessoas e os jovens no mercado de trabalho. Além dos eventos como o feirão, ainda celebramos parcerias com o Senai, por exemplo, para que amplie as possibilidades desses trabalhadores terem ainda mais sucesso em suas jornadas. Fico feliz também por ver empresas acreditando e ajudando a desenvolver esses talentos”, afirmou.
Essa mesma indústria localizada dentro da Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá (ACIBAM) contratou um total de três pessoas no último feirão e seis na edição de 2022 (três permanecem lá). “Sempre participamos e achamos importante atividades como essa, que nos ajudam a ter mais contato com os trabalhadores. Conseguimos analisar além do currículo, na conversa com o candidato. Se novas edições forem realizadas e tivermos vagas disponíveis, vamos participar”, comentou Eloah Duques da Silva, gerente administrativa da empresa.
*Crédito da foto: Evandro Oliveira/PMM*
*Solicitação de vistas de processos junto à Prefeitura de Mauá pode ser feita por e-mail*
_Medida foi regulamentada pelo Decreto nº 9.189 de 11 de julho de 2023 e tem o objetivo de desburocratizar a máquina pública_
A Prefeitura de Mauá, todos os dias, busca meios para desburocratizar a máquina pública. Por isso desde julho deste ano, já é possível entrar com pedido de vistas e consultas de processos municipais por e-mail junto à Central de Atendimento da Prefeitura, no endereço centraldeatendimento@maua.sp.gov.br. A medida foi regulamentada pelo Decreto nº 9.189 de 11 de julho de 2023.
No caso da solicitação ser feita pela própria parte envolvida na ação, é necessário informar o número do processo, o ano e o assunto tratado, com a apresentação da cópia simples do documento de identidade. Se o pedido for feito por procurador ou responsável técnico (no caso de obras, por exemplo), deve ser apresentada uma procuração assinada pela parte envolvida em nome do profissional técnico designado para realizar a consulta, acompanhada de cópia simples do RG do solicitante.
Embora tenha sido adotada essa solicitação por e-mail, quem quiser comparecer ao Paço Municipal para dar entrada do pedido, também pode. O endereço da Prefeitura é Avenida João Ramalho, 205, Vila Noêmia. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4512-7507, 4512-7666 ou 4512-7654.
