Devido a um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público, os servidores de Mauá passarão a receber o vale transporte por meio de cartão, que anteriormente era depositado em dinheiro.
Segundo Renato Abreu, Presidente da Uniserv Mauá, os servidores públicos de Mauá há 30 anos recebem o vale transporte em dinheiro, mas devido a uma denúncia a qual alguns servidores haviam apresentado endereço diferente de sua residência com a intenção de aumentar o valor do vale transporte. Para Abreu, a Prefeitura poderia tomar outras providências, como apurar e punir aqueles responsáveis pela conduta.
A questão do vale transporte está na CLT, exclusivo para transporte público, porém o Prefeito tem poder discricionário, podendo assim transformá-lo em auxílio transporte,que serviria para abastecer automóveis, por exemplo.
Em 2021, a Prefeitura de Mauá fez algumas alterações na Lei, deixando brecha para transformar o vale transporte em bilhete eletrônico, o que podemos concluir é que já havia essa intenção, sendo que essa medida é mais onerosa para a Prefeitura,pontuou Renato Abreu.
A mudança é prejudicial aos servidores públicos de Mauá,pois o transporte público de nosso município é precário e desorganizado, não temos ônibus circular nos bairros e não houve investimento para novas rotas, estimando-se que pôde-se demorar até 1 hora para chegar de um bairro a outro.
Por fim: quem será mais beneficiado com essa medida, será as empresas de bilhetagem!
