A professora de História e Arte educadora Danieli Andrade Santos, mais conhecida como Professora Marquinha, é uma das selecionadas para participar de um grande intercâmbio de capoeira na Europa. Aos 10 anos de trajetória na Associação de Cultura Afro Brasileira Filhos de Ghandi, Marquinha é reconhecida por sua habilidade como atleta de alto nível, palestrante e digital influencer.
Marquinha, que acumula diversos títulos como campeã nos jogos regionais e abertos do interior, será uma das representantes da cidade de Mauá, onde reside e atua como integrante da equipe mauaense de capoeira. Ela passará por cinco países europeus – Portugal (Lisboa), Alemanha (Monique), França (Paris), Grécia (Atenas) e Inglaterra (Londres) – levando sua habilidade e conhecimento da capoeira brasileira, além de participar de um documentário que será exibido em TV aberta ou fechada.
A Associação de Cultura Afro brasileira Filhos de Ghandi, da qual Marquinha faz parte há quase 33 anos, é uma instituição da sociedade civil protagonista na luta contra o racismo e a intolerância religiosa em Mauá e região. Por meio de seus projetos sociais, a entidade contribui para a formação de cidadãos conscientes e atuantes, como empresários, pais de família e trabalhadores, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em parceria com o coletivo Mulheres da Garoa, a associação tem realizado eventos em São Paulo e outras cidades do Brasil e da Europa, visando promover a capoeira e o intercâmbio cultural entre os participantes.
Ao ser selecionada para participar desse intercâmbio, Marquinha reforça não só sua habilidade e reconhecimento na capoeira, mas também a importância da Associação Filhos de Ghandi e do trabalho social realizado por entidades da sociedade civil no combate à discriminação e à exclusão social.
