A Associação de Cultura Afro-brasileira Filhos de Ghandi completa 33 anos de existência neste ano e vem transformando a história de Mauá. Como instituição da sociedade civil, ela é protagonista e pioneira na luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Ao longo desses anos, a entidade contribuiu para a formação de cidadãos e cidadãs por meio de seus projetos sociais.
A Filhos de Ghandi tem a alegria de saber que em Mauá e no exterior, há profissionais que passaram por suas mãos e pés, se tornando empresários, pais de família, trabalhadores e contribuindo para que o país seja melhor, mais justo e igualitário. Em parceria com o Coletivo Mulheres da Garoa, a entidade realizou diversos eventos em São Paulo e no interior para selecionar as melhores capoeiristas para um grande intercâmbio na Europa. Além disso, a associação participou e realizou eventos em diversas cidades europeias. O Coletivo Mulheres da Garoa produziu um inédito documentário em série para exibição em TV aberta e/ou fechada.
Entre as jovens atletas selecionadas está Danieli Andrade Santos, conhecida no mundo da capoeira como Profª Marquinha. Com um currículo invejável, a atleta Marquinha é professora de História, Arte educadora, atleta da equipe mauaense de capoeira e campeã nos jogos regionais e aberto do interior. Ao longo de quase 10 anos, vem acumulando vários títulos de campeã, além de ser modelo e digital influencer.
Profª Marquinha estará representando a cidade de Mauá na Europa, passando por 5 países: Portugal – Lisboa, Alemanha – Monique, França – Paris, Garcia – Antenas, Inglaterra – Londres. Na sua bagagem, a professora levará toda a sua habilidade como uma atleta de alto nível e como palestrante. Durante a sua passagem pela Europa, participará de um documentário. Sobretudo, Profª Danieli Marquinha levará para os gringos a ciência, a beleza e a riqueza da cultura brasileira, em especial a nossa capoeira.
