Associação Casa do Senhor promove Oficinas e Rodas de Conversas para combater o Bullying e a Violência nas escolas

A Associação Casa do Senhor realizou, nos dias 5, 13 e 21 de abril, oficinas e rodas de conversas com o tema “Bullying não é brincadeira”, ministradas pela psicopedagoga Vanessa Leite. A ação envolveu crianças e adolescentes assistidos pelo CRAS Macuco do Jardim Zaira e pelo Projeto Leitura A CERTEZA DE UM MUNDO MELHOR, ambos desenvolvidos pela entidade.

Segundo a presidente e psicopedagoga Vanessa Leite, as oficinas e rodas de conversas foram organizadas em alusão ao Dia do Combate ao Bullying e à Violência nas escolas, que é comemorado em 7 de abril. O projeto tem como objetivo estimular a empatia, respeito às diferenças e solidariedade, visando uma cultura de paz e minimizando comportamentos inadequados, como apelidos, ameaças, intimidações, violências físicas, isolamento, exclusão e discriminação. A proposta é fazer com que todos reflitam sobre os tipos e principais causas de bullying na sala de aula, na escola ou em grupos sociais.

“A empatia, respeito e conscientização são essenciais para aprimorar os relacionamentos, o convívio na escola e em todos os espaços em que as crianças ou adolescentes estiverem inseridos”, afirma Vanessa Leite. Ela ressalta ainda que as oficinas são importantes também para orientar as crianças sobre como procurar ajuda e como denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Para a Associação Casa do Senhor, é necessário trabalhar com as crianças os conceitos e a prática do respeito mútuo, diálogo, solidariedade e empatia, para que elas aprendam a se colocar no lugar do outro e conquistem um ambiente seguro e favorável ao aprendizado e convívio social.

Infelizmente, a realidade do bullying está muito presente nas escolas, por isso a Associação Casa do Senhor tem uma grande preocupação em lidar com esse fenômeno. As oficinas e rodas de conversas são uma importante estratégia para combater o bullying e a violência nas escolas e promover uma cultura de paz.

Deixe um comentário