A Proposta do bloco afro é festejar o Carnaval e denunciar o racismo e todas as mazelas que existem em nossa cidade, especialmente aquelas que atinge diretamente ao povo negro e suas manifestações culturais.
O Bloco Afro Filhos de Gandhi saiu em cortejo da Praça do Relógio e percorreu o calçadão central da cidade de Mauá e contou com a ilustras presenças do embaixador do samba de São Paulo Gilson Negão, o secretário de Cultura Tadeu, o coordenador das Oficinas Culturais Sérgio Pires, a presidente da UESM Meire Teresinha, Cantora Jordana, Coreografa Prof.ª Marquinha e representando o Coletivo Aquilomba Ketinho Oliveira e Winne Arteira.
Por quase 4 horas o bloco afro Filhos de Gandhi bradou e movimentou todo o centro da cidade de Mauá, foi possível ouvir o som dos tambores do outro lado da cidade, bastou ressoar o primeiro toque que a euforia foi geral.
“O bloco filho de grande invadiu a avenida
hoje é só alegria naquele Alto Astral
tem roda de capoeira, batuque e berimbau
o bloco Filhos de Gandhi é fenomenal
caminhando lado a lado cantando a canção
o tambor batendo forte marcando compasso do coração
hoje é só alegria naquele Alto Astral
o bloco Filho de Gandhi é fenomenal “
(Letra do Compositor Vandinho)
Com o tema no Compasso do Coração e Viva a Ancestralidade Mauaense
Este ano o Bloco Afro Filhos de Gandhi homenageou as personalidades que fizeram história nas suas comunidades, sendo responsáveis pelo desenvolvimento da cultura e ancestralidades do povo mauaense. Para que os mesmos não caiam no esquecimento, foi estampado no abadá os bustos de Mãe Bene, Pai Zuza, Ogã Carlinhos, Pai Zé Barbudo, Dona Rosa Sambadeira, Seu Joaquim, Roberto, Mãe Dofona e Mestre Cavaco.
Para fechar o cortejo, o bloco se despediu cantando parabéns ao aniversariante do dia, Joãozinho da CONEN, que completou no dia corrente 60 anos com muita saúde e samba no pé e alegria foi geral.
“O mestre Gildásio não se cansa é um verdadeiro guerreiro que esta sempre nos surpreendendo com a sua criatividade, o mestre é responsável por criar dezenas de projetos, todos com o recorte e proposta antirracista o Bloco Afro Filhos de Gandhi é mais uma façanha do mestre.”, afirmou um dos membros do bloco
A Filhos de Gandhi com toda a sua diretoria parabeniza e agradece os participantes que brilhantemente foram responsáveis pela grandeza do evento.
Também agradecemos os nossos patrocinadores: Lanchonete Santo Antonio, Eletrônica Canal 1, UESMA União das escolas de samba de Mauá, Instituto Dona Creusa, Mercadão dos Acessórios, Royal Candies.
