Litoral Norte de São Paulo é castigado por temporal  e número de mortos chega a 36

São Sebastião e Ubatuba foram as cidades com casos fatais, rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios tiveram trechos interditados

O Litoral Norte de São Paulo sofreu com forte temporal neste fim de semana, com volumes que chegaram a 627 milímetros, mais do que o dobro esperado para o mês nesta região. Segundo informações, 36 pessoas morreram e 560 precisaram sair de suas casas, além de 40 desaparecidos.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião estão em estado de Calamidade, Bertioga segue em estado de Emergência e São Vicente em estado de Atenção. Já a Praia de Juquehy, e as cidades Guarujá, Santos e Itanhaém não tiveram seus estados informados.

O Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitou apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas no Litoral Norte, no resgate e transporte de feridos, sendo empregado tropas do Comando Militar do Sudeste, 02 (duas) aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, todos com equipes de busca e salvamento. Envolvendo uma operação com mais de 100 bombeiros.

Vale destacar que helicópteros tiveram dificuldades em sobrevoar as regiões afetadas pela chuva, tendo em vista o mau tempo no Litoral Norte, sendo 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. As rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios tiveram trechos interditados 

Em entrevista neste domingo, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou que mais de 50 casas desabaram, e relatou o que viu como “assustador”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que irá viajar ao litoral de SP nesta segunda (20), e colocou o governo federal à disposição das cidades, em atuação nas áreas afetadas.

As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e São José dos Campos estão recolhendo doações via Fundo Social, doações de material de limpeza, de higiene e água potável, além de roupas masculinas, femininas, infantis e de cama e banho.

Deixe um comentário