Rio Grande da Serra inicia ano letivo com todas as Escolas Municipais reformadas

Programa de Revitalização das EMEBs foi bem-sucedido em melhorar as condições escolares no município

A Prefeitura de Rio Grande da Serra iniciou o ano letivo nas Escolas Municipais após realizar o programa de revitalização em 12 prédios públicos, nos locais onde funcionam atualmente 10 escolas de educação infantil, 1 de ensino fundamental e 1 de EJA (Educação de Jovens e Adultos)

As escolas receberam serviços de pintura, reparos em telhados, substituição de calhas, manutenção de caixas d ‘água e dos sistemas hidráulico e elétrico, com  investimento chegando a aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes do tesouro municipal. Além da revitalização e reforma em todas as escolas municipais, o material escolar foi entregue já nos primeiros dias de aula, possibilitando uma maior imersão dos alunos aos conteúdos na primeira semana de volta às aulas.

Segundo a Prefeita Penha Fumagalli, que vistoriou todas as reformas nas EMEBs (Escolas Municipais de Ensino Básico), a medida tem um impacto positivo direto na curva de aprendizado dos alunos matriculados: “Uma das nossas principais prioridades desde que assumimos este mandato foi a educação básica, sentíamos uma defasagem muito grande nas condições das escolas, e isso interferia no conteúdo e na aprendizagem das crianças. E foi nesse propósito que criamos o Programa de Revitalização das EMEBs, tivemos pouco tempo, mas conseguimos entregar todas as escolas revitalizadas e padronizadas.”, afirmou Penha, que trabalhou para que o ano letivo de 2023 fosse um marco na história da educação de Rio Grande da Serra.

Ainda segundo Penha, essas reformas atenderam demandas de décadas em relação à algumas escolas, que desde sua inauguração, não tiveram nenhuma ação de manutenção em suas condições prediais: “Nós encontramos um cenário muito preocupante quando assumimos, algumas escolas precisavam de reformas prediais há mais de 10 anos, então se tratava de uma situação urgente para ser resolvida, e conseguimos com muito esforço entregar todas as escolas em tempo hábil.”, completou Penha.

A secretária de Educação e Cultura Alessandra Barchini ressaltou a importância das obras de revitalização nas escolas: “A partir de agora, dentro de um olhar acolhedor, responsável e inclusivo, estamos promovendo a revitalização de todas as nossas escolas, a fim de receber os nossos professores, trabalhadores e as crianças com mais dignidade”.

Para este ano, a rede municipal contará com a retomada de atividades na EMEB Casa Encantada Gildete de Souza Marques, no Jardim Encantado, que estava fechada há mais de três anos, e a criação de mais uma sala na EMEB David Barbosa da Silva, na Vila Conde. Este Programa também possibilitou a ampliação de 50 novas vagas de creches nas unidades da Vila Figueiredo (EMEB Maria Francisca de Paula ‘Chiquita’), Vila Lopes (EMEB Padre Giuseppe Pisoni) e Santa Tereza (EMEB Vereador José Olímpio da Silva).

Acompanhe abaixo todas as escolas que passaram pelo Programa de Revitalização das EMEBs:

EMEB Maria Francisca de Paula “Chiquita”
EMEB Casa Encantada Gildete de Souza Marques
EMEB Padre Giuseppe Pisoni
EMEB Joaquim da Silva “Tio Kita”
EMEB Complexo Educacional Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira
EMEB Recanto Infantil Madre Maria de Jesus
EMEB Vereador José Olímpio da Silva
EMEB Prefeito José Carlos de Arruda
EMEB David Barbosa da Silva
EMEB Deputada Ivete Vargas
EMEB Professora Rachel Silveira Monteiro/EJA

Governo de conquistas

Vale ressaltar que, desde que assumiu o mandato, a Prefeita Penha Fumagalli vem realizando um trabalho de destaque à frente da Prefeitura de Rio Grande da Serra, com inúmeras conquistas para a população local. Nas obras de infraestrutura, a principal conquista envolve a pavimentação das ruas Avaré, Ilhabela, Olímpia e Jundiaí, todas no Parque América, além de outras ruas, que estão incluídas no Programa de Infraestrutura Municipal.

Na área da Segurança Pública, também houve progresso, com a chegada da Guardiã Maria da Penha, permitindo um atendimento melhor às mulheres vítimas de violência, a contratação de 09 novos Guardas Civis, além do primeiro curso de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), capacitando a GCM para operações táticas.

Na saúde, destaca-se a manutenção de toda equipe médica mesmo com o corte do programa Mais Médicos, a volta do aparelho de mamografia, para garantia da saúde da mulher, sem contar as constantes vistorias nos equipamentos de saúde da cidade de Rio Grande da Serra.

Deixe um comentário